Jude Bellingham, a escolha natural para o Troféu Kopa

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jude Bellingham, a escolha natural para o Troféu Kopa

Jude Bellingham, feliz em Madrid
Jude Bellingham, feliz em MadridAFP
O Troféu Kopa continua em Espanha. Seguindo as pisadas de Pedri e Gavi, o prémio para o melhor jogador do mundo com menos de 21 anos vai para Jude Bellingham. Capitão do Borussia Dortmund e contratação de ouro do Real Madrid, o jogador formado no Birmingham City tem tudo a seu favor.

É, sem dúvida, um dos futebolistas mais consistentes e talentosos que surgiram desde o início da década. No espaço de um ano, Jude Bellingham fez as manchetes e superou todas as probabilidades. Aos 19 e aos 20 anos, o inglês não só deu um salto na Bundesliga, como também se transferiu para o Real Madrid, onde se impôs de imediato. Também fantástico com a seleção inglesa, o polivalente médio está longe de ser o jogador medíocre que pode ter sido nos seus anos de juventude no Birmingham City.

O jogador já ganhou até o prémio Golden Boy do Tuttosport, que receberá no início de dezembro. O Troféu Kopa é uma consequência lógica.

Temporada de continuidade no Dortmund

Se, por um lado, Bellingham está a impressionar e a aproveitar uma onda de sucesso, por outro, tem sido muito consistente desde o início da época passada, ou mesmo desde que se estreou no Borussia Dortmund, com 17 anos, e ajudou a equipa alemã a conseguir bons resultados. Como já foi referido no ano passado, o médio já tinha marcado nove golos (em todas as competições) a 2 de novembro de 2022 e já estava a ser cortejado por alguns dos maiores clubes da Europa.

Muito empenhado e perfeitamente à vontade na equipa do Dortmund, o inglês retribuiu a confiança depositada nele, dando o seu melhor em cada jogo. Com uma série de bons desempenhos, nomeadamente na Liga dos Campeões (4 golos e 1 assistência em 7 jogos), só melhorou e ajudou a sua equipa a melhorar.

Infelizmente para o seu clube, a sua presença não foi suficiente para trazer nenhum troféu para os amarelos e negros. Mesmo assim, continuou a ser um dos principais jogadores da última temporada para o atual vice-campeão da Bundesliga. Eleito o melhor jogador do campeonato em maio de 2023, cumpriu a sua parte do contrato com o Dortmund e foi nomeado para a Bola de Ouro e para o Troféu Kopa.

Adaptação brilhante ao Real Madrid

Bellingham é impressionante, e não apenas do ponto de vista tático. Aos 20 anos, o inglês escolheu o Real Madrid, seguindo os passos de um dos seus compatriotas, David Beckham, duas décadas antes. Mal chegou, encontrou o seu lugar no plantel de Carlo Ancelotti e calou os críticos.

A transferência do antigo Borussen pode ter valido 103 milhões de euros, mas até agora continua a ser a compra mais rentável feita pela Casa Blanca desde a aquisição de Vinicius Jr (2018). Num novo país, com uma nova equipa e em uma Liga diferente, o médio encantou em todos os jogos e, acima de tudo, tem 13 golos e três assistências em 13 jogos disputados em todas as competições. No sábado, tornou-se também o primeiro merengue a marcar dois golos no seu primeiro clássico desde 1947. Não há dúvida de que, se continuar na mesma linha, as recompensas continuarão a fluir em 2024.

Estatuto importante na seleção

Convocado para a seleção principal pela primeira vez em 2020, Bellingham engordou na última temporada com os Three Lions. O que não é de admirar, tendo em conta os seus resultados a nível de clubes. Foi decisivo na fase de grupos no Catar, e depois deu o seu toque final nos oitavos de final, levando a sua equipa até aos quartos de final. O seu desempenho fantasmagórico contra os Bleus foi a maior deceção da sua temporada.

Mas isso não o impediu de continuar no centro das atenções em 2023. Titular quase constante, tornou-se o eixo da equipa de Gareth Southgate e continua a impor-se no meio-campo de jogo para jogo.

Com um jogador do seu calibre a transformar em ouro tudo o que toca, não é de admirar que o mundo inteiro o saúde. O Troféu Kopa é apenas um marco, mas não deixa de marcar a conquista do seu estatuto entre a elite mundial.