A próxima geração de ligas de futebol 7 irá colaborar com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) ao longo da temporada 2025/26 para aproveitar o poder do desporto, da criatividade e das comunidades digitais, com o objetivo de gerar um impacto positivo nos temas que realmente importam às novas gerações.
Juntos, a Kings League e a UNICEF lançam um novo tipo de jogo: um que liga os jovens a alguns dos maiores desafios da sua geração, como a saúde mental, a igualdade de género, os direitos da infância no ambiente digital e a proteção contra a violência. Quando os jovens se reúnem para debater e aprender sobre estas questões, constroem bases sólidas para o seu crescimento, criatividade e sentido de comunidade, o que lhes permite sonhar em grande e desenvolver todo o seu potencial.
Através desta parceria, a Kings League e a UNICEF unem forças para transformar a sensibilização em ação para e com a próxima geração. A colaboração será implementada em vários territórios juntamente com as ligas e as suas comunidades, incluindo Espanha, Brasil, México, Itália, Alemanha, França e a região do Médio Oriente e Norte de África.
A iniciativa aproveitará o alcance global da Kings League e a enorme influência do seu universo de criadores, jogadores e lendas para envolver milhões de adeptos de uma forma que transcende o desporto e se baseia nos princípios da solidariedade e da empatia. Através de campanhas conjuntas e conteúdos digitais, a colaboração procurará sensibilizar e angariar fundos para apoiar a missão da UNICEF a favor da infância.
"Na Kings League acreditamos no poder da comunidade, dentro e fora do relvado", afirmou Djamel Agaoua, CEO da Kings League. "Com esta parceria com a UNICEF, queremos aproveitar o alcance global e a energia da Kings League para amplificar o seu extraordinário trabalho e inspirar milhões de pessoas a agir perante os grandes desafios que o nosso mundo enfrenta. Juntos, podemos ajudar meninas, meninos e jovens de todo o mundo a terem a oportunidade de sonhar, jogar e construir um futuro melhor".
A colaboração começa com o foco no empoderamento das raparigas e das mulheres, uma causa que encarna o espírito de inclusão, respeito e oportunidade partilhado por ambas as organizações. Coincidindo com o início da temporada da Queens League, será lançada uma campanha inspiradora destinada a angariar fundos e sensibilizar. A iniciativa, que será apresentada durante a jornada da Queens League do próximo sábado, 1 de novembro, centrar-se-á na promoção do direito de todas as raparigas a usufruírem das mesmas oportunidades e de um futuro livre das limitações impostas por pressões sociais, culturais ou digitais, incluindo o impacto invisível dos algoritmos no ambiente digital.
"Valorizamos o compromisso da Kings League de aproveitar o seu alcance e influência global para gerar a tão necessária sensibilização e mobilização de fundos a favor de algumas das crianças mais vulneráveis do mundo", afirmou Michael Newsome, diretor adjunto de Mobilização de Fundos e Alianças com o setor privado da UNICEF. "Juntamente com a Kings League, iremos trabalhar em novas formas de envolver os jovens e defender as causas que mais lhes importam, ao mesmo tempo que os capacitamos para liderar a mudança".
Esta colaboração inovadora surge numa altura em que a infância e a juventude enfrentam desafios sem precedentes. Desde uma crescente crise de saúde mental até às pressões derivadas de um mundo digital em constante transformação, um número recorde de conflitos e uma crise climática que se agrava a cada dia, as suas vidas estão a ser moldadas por realidades que exigem atenção e ação urgentes.
Atualmente, um em cada seis crianças no mundo vive em contextos afetados por conflitos armados. Ao mesmo tempo, um em cada sete adolescentes entre os 10 e os 19 anos sofre de um transtorno de saúde mental diagnosticado, e muitos deles continuam a ter dificuldades em aceder aos cuidados e ao apoio de que necessitam. O mundo digital, cada vez mais central para o seu desenvolvimento e identidade, oferece oportunidades únicas de ligação e empoderamento, mas também deve ser um espaço que proteja a segurança e respeite os direitos da infância.
A colaboração foi apresentada durante o Kick Off Day Show da Kings League, realizado no sábado, 11 de outubro, no Rio de Janeiro. Num evento repleto de estrelas, que contou com a participação de lendas do futebol brasileiro e referências do streaming, a Kings League revelou a sua temporada mais ambiciosa até à data, que inclui esta nova parceria global com a UNICEF.
Sobre a Kings League
Criada pelo ícone do futebol e empreendedor Gerard Piqué, a Kings League é um fenómeno global que combinou o desporto-rei com a economia dos criadores, revolucionando o entretenimento desportivo. Baseia-se num formato radical de futebol sete contra sete, com regras inspiradas nos videojogos e na cultura do streaming. As equipas são lideradas por streamers, criadores de conteúdos e lendas do futebol, criando uma nova dinâmica para a afición desportiva. Desde a sua bem-sucedida estreia viral em Espanha em 2023, a Kings League e a sua competição feminina, a Queens League, expandiu-se por todo o mundo e agora abrange um ecossistema global de competições que inclui ligas na América, Brasil, França, Alemanha, Itália, Médio Oriente e Norte de África (MENA) e Espanha, além de dois torneios internacionais anuais.
Sobre a UNICEF
A UNICEF trabalha em alguns dos locais mais difíceis para chegar às crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, trabalha para cada criança, em todo o lado, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos.
