A Kings World Cup Nations, a Taça do Mundo das Nações da Kings League, dirigida pelo antigo futebolista e empresário Gerard Piqué, estabeleceu-se como um novo fenómeno para o público desportivo mundial, atingindo um número sem precedentes de 100 milhões de espectadores e 1,5 mil milhões de impressões nas redes sociais. Trata-se de um marco histórico para uma liga criada há apenas dois anos, consolidando ainda mais o seu lugar como um fenómeno desportivo mundial.
A grande final da Kings World Cup Nations, realizada no passado domingo no Allianz Stadium, casa da Juventus, em Turim, Itália, contou com a presença de mais de 40.000 adeptos que viram o Brasil, liderado pelo MVP do torneio Kelvin Oliveira, derrotar a Colômbia por 6-2 e levantar o troféu de campeão mundial.
Novo recorde para o formato em expansão
Com este recorde de audiência, a Kings League prova que continua a cativar os fãs de todo o mundo, reunindo os espectadores com a emoção e a intensidade que este novo conceito disruptivo oferece.
Twitch, YouTube, Kick, TikTok e Facebook são apenas algumas das plataformas, que se juntaram aos mais de 75 canais que acompanharam o Campeonato do Mundo, atingindo 100 milhões de espectadores. Tudo isto, para além da transmissão feita pelos presidentes das equipas nos seus canais individuais e pelos inúmeros parceiros de media, como a CBS Golazo Network, que foi o parceiro exclusivo de transmissão da competição nos EUA, a ESPN/Disney+ na América Latina e do Sul, a SKYSPORT em Itália, a MBC/SSC no Médio Oriente e Norte de África, ou a DAZN no Japão e na Austrália.
A impressionante audiência televisiva e de streaming também teve um impacto significativo nas redes sociais, com 1,5 mil milhões de impressões. Desde as reacções em campo até aos conteúdos dos bastidores e às interações dos adeptos, o Campeonato do Mundo gerou um nível de envolvimento sem precedentes nas plataformas sociais.
O CEO da Kings League, Djamel Agaoua, afirmou: "O sucesso do Campeonato do Mundo das Nações dos Kings, refletido nestes números de audiência e envolvimento, excedeu as nossas expectativas. A Kings League gostaria de agradecer aos jogadores e treinadores por terem feito do torneio Kings World Cup Nations uma experiência incrivelmente emocionante e felicitar os nossos campeões no Brasil por terem sido vencedores dignos. Além disso, gostaríamos também de agradecer aos incríveis adeptos que temos em todo o mundo: obrigado pelo vosso apoio e empenho, pois continuamos a esforçar-nos por vos trazer a liga de futebol mais emocionante do mundo. E conclui: "Obrigado aos nossos parceiros pelo seu apoio e confiança na Kings League, às lendas que se juntaram à nossa aventura - as melhores do mundo - e à nossa equipa por ter organizado todo o torneio em menos de seis meses".
Uma final dominada pelo Brasil
A final foi um espetáculo emocionante. Perante uma multidão vibrante que aplaudiu ambas as equipas, o jogo foi uma demonstração de perícia, dinamismo e intensidade, realçando o domínio do Brasil ao longo do torneio. O Brasil venceu a Colômbia por 6 a 2 e conquistou o título de campeão do mundo. O guarda-redes colombiano Camilo Mena recebeu o prémio de melhor guardião da competição, enquanto Kelvin Oliveira levou as honras de MVP e melhor marcador.
O artista italiano Mahmood abriu o evento com uma atuação musical, antecipando a grande final. Além dele, outras celebridades internacionais também estiveram presentes para apoiar o formato: a megaestrela das redes sociais e sensação do boxe Jake Paul foi um dos presidentes da equipa dos EUA presentes no jogo em Turim.
Para encerrar a emocionante final, durante o intervalo, lendas como Gianluigi Buffon, Andrea Pirlo, Miguel Layún e Iker Casillas entraram em campo para um jogo especial Legends vs Streamers, enfrentando criadores de conteúdos populares como Blur, Frenezy, Luca Campolunghi, Manuuxo, Er Faina e PirlasV, entre outros.
Outras lendas do futebol mundial também participaram no torneio, incluindo Kaká, Neymar, Zlatan Ibrahimovic, Javier "Chicharito" Hernandez, Francesco Totti, Claudio Marchisio, Kang-in Lee, Ji-sung Park, Alessandro Del Piero, Miguel Layun, Luca Toni, James Rodriguez e Mario Götze.