Mais

Krychowiak continua carreira numa equipa amadora da Polónia

Grzegorz Krychowiak na estreia oficial do filme "Szczęsny", em Varsóvia, a 6 de outubro de 2025
Grzegorz Krychowiak na estreia oficial do filme "Szczęsny", em Varsóvia, a 6 de outubro de 2025Foto Olimpik / NurPhoto / NurPhoto via AFP

Até há pouco tempo, parecia que ia pôr fim à sua carreira, mas Grzegorz Krychowiak decidiu surpreender os fãs. O antigo jogador da seleção nacional da Polónia vai ser atleta do Mazur Radzymin, um clube que joga no campeonato distrital, confirmou o presidente do clube, Bogusław Król.

Grzegorz Krychowiak jogou ainda na época passada pelo Anorthosis, mas não prolongou o seu contrato. Segundo a imprensa, o jogador recebeu recentemente ofertas do Irão, Israel, Índia, Austrália, Hungria, Catar, Azerbaijão, Bulgária e Chipre, mas acabou por não aceitar nenhuma dessas propostas.

No final, o médio defensivo decidiu continuar a sua carreira na Polónia, juntando-se ao Mazur Radzymin. A notícia foi confirmada pelo presidente do clube, Boguslaw Król.

Esta não é uma escolha acidental para o jogador de 35 anos. Krychowiak vai jogar com Jakub Rzeźniczak ou Kuba Grabowski, artista conhecido como Quebonafide. O antigo jogador do Sevilha e do PSG, entre outros, tem publicado fotos com o famoso rapper nas redes sociais nos últimos dias earece que os dois se entenderam e decidiram cooperar também dentro de campo.

"Os seus colegas jogam aqui: o antigo jogador da seleção polaca Jakub Rzeźniczak e o famoso rapper Quebo. Estes contactos sociais determinaram a sua decisão de se mudar para Mazur. Provavelmente, ele quer jogar futebol amador no final da sua carreira", disse o presidente do clube, Boguslaw Królzak.

Krychowiak não receberá qualquer salário por jogar no Mazur Radzymin.

"Somos um clube pequeno numa cidade pequena e não pagamos aos jogadores. Concentramo-nos em treinar e divertir as crianças. Cerca de 500 crianças treinam connosco e temos 26 equipas em diferentes escalões etários, bem como uma equipa feminina. O principal objetivo do clube é formar e educar os jovens", explica.

Os números de Krychowiak
Os números de KrychowiakFlashscore

"Naturalmente, estamos muito satisfeitos com a presença de um nome tão importante no nosso clube. É uma boa publicidade para nós. Talvez mais adeptos venham aos nossos jogos. Além disso, é muito divertido para os rapazes da equipa, que vão poder jogar com um internacional polaco", acrescentou o Presidente do Mazur Radzymin.

O Mazur Radzymin está atualmente em 8.º lugar no escalão distrital de Varsóvia. Krychowiak terá a oportunidade de se estrear com as suas novas cores a 25 de outubro, quando a sua equipa defrontar o Polonia Varsóvia, terceiro classificado.

Um "período dourado" no Sevilha e no Euro-2016

Krychowiak disputou 100 jogos pela seleção polaca e marcou cinco golos. Estreou-se na equipa nacional em 2008, sob o comando de Leo Beenhakker. No entanto, tornou-se um jogador-chave quando a equipa polaca foi assumida pelo treinador Adam Nawałka.

Jogou no Euro-2016, quando os vermelhos e brancos chegaram aos quartos de final, onde perderam para Portugal após um desempate por grandes penalidades. O jogador de 35 anos também participou no Mundial-2018, na Rússia, e no Mundial-2022, no Catar. A sua última aparição com a camisola da Águia foi a 10 de setembro de 2023, numa derrota por 2-0 contra a Albânia, numa partida de qualificação para o Europeu.

O melhor período da carreira de Krychowiak foi entre 2014 e 2016, quando jogou no Sevilha e foi considerado um dos melhores médios defensivos da Europa. Foi depois transferido para o PSG. No entanto, foi apenas um jogador de reserva no clube francês.

Na época 2017/18, foi emprestado ao West Bromwich Albion. Em seguida, transferiu-se para a liga russa. Juntamente com Maciej Rybus, jogou no Lokomotiv de Moscovo antes de se transferir para o Krasnodar. Continuou a sua carreira nos clubes sauditas Al-Shabab e Abha, onde trabalhou brevemente com o antigo treinador da seleção polaca, Czesław Michniewicz.