Mais

Laporta diz que Barcelona não poderá contratar em janeiro devido ao fair play financeiro

Joan Laporta visitou a Fundação Barcelona na Colômbia e confirmou que o clube não poderá contratar em janeiro
Joan Laporta visitou a Fundação Barcelona na Colômbia e confirmou que o clube não poderá contratar em janeiroAFP
Em visita à Colômbia, o presidente do emblema catalão assumiu que não poderá reforçar a equipa no mercado de inverno por culpa das regras do fair play financeiro impostas pela LaLiga.

"Apesar de estarmos em fase de recuperação económica e de nos prepararmos para divulgar (...) os melhores resultados da história" quanto a "bilhetes e receitas, de acordo com a normativa do fair play financeiro da LaLiga não poderemos contratar", confirmou o dirigente, no âmbito de uma visita à Fundação Barcelona em Bogotá. 

Perante a impssibilidade de reforçar o plantel, Joan Laporta reforçou que todos continuam "a confiar e orgulhosos" de Xavi Hernández, que, assegura, "entende perfeitamente o momento" vivido pelo clube.

Recorde-se que, em 2021, o Barcelona sofreu uma grave crise económica, causada pelos elevados salários pagos a jogadores e que originaram uma violação da regra do fair play financeiro, que estabelece o limite de gastos dos clubes.

Com isso, o emblema catalão viu-se obrigado a abdicar do astro argentino Leonel Messi, que rumou ao Paris Saint-Germain na temporada passada.

"Também me sinto responsável por isso (saída de Messi), porque institucionalmente não foi bem resolvido", lamentou Laporta, que aponta o dedo ao seu antecessor, Josep Maria Bartomeu, pelo estado a que deixou chegar o clube.

Para além disso, o responsável máximo do Barcelona assegurou que tem procurado, junto de outras equipas, uma gestão que permita ir ao encontro da LaLiga, de forma a "flexibilizar" a restrição imposta para a janela de transferências, que estará aberta em Espanha entre os dias 1 e 31 de janeiro de 2023.