Mais

Lassana Diarra recorre à Justiça para exigir 65M€ à FIFA e a Federação Belga de Futebol

Lassana Diarra numa cruzada pela justiça contra a FIFA e a Federação Belga de Futebol
Lassana Diarra numa cruzada pela justiça contra a FIFA e a Federação Belga de FutebolBertrand GUAY / AFP / AFP / Profimedia

O antigo internacional francês Lassana Diarra exige uma indemnização de 65 milhões de euros à FIFA e à Federação Belga de Futebol, depois de o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) lhe ter dado razão num processo sobre a legalidade das regras de transferência da FIFA, noticiam os meios de comunicação social belgas.

O jogador e o seu advogado denunciam a falta de uma solução amigável, apesar da decisão do TJUE de indemnizar Diarra pelas perdas que sofreu durante a sua carreira.

O futebolista francês rescindiu unilateralmente o seu contrato com o Lokomotiv de Moscovo em 2014, antes de este terminar. Com base nas regras da FIFA, o clube russo exigiu-lhe uma indemnização substancial e a equipa que o contratou também se arriscava a sofrer sanções, razão pela qual o Sporting Charleroi recuou, recorda o Sudinfo.be.

Em 4 de outubro de 2024, o TJUE proferiu um veredito sem precedentes para o mundo do futebol, considerando que algumas das regras da FIFA em matéria de transferências violam os princípios da UE em matéria de livre circulação de trabalhadores e o direito à livre concorrência.

Embora a indemnização inicial tenha sido estimada em 10,5 milhões de euros, o médio belga pede agora seis vezes esse montante para compensar a espera dos últimos onze anos.

Lassana Diarra já jogou em clubes como Arsenal, Chelsea, Real Madrid, Olympique de Marselha e PSG durante a sua carreira, reformando-se no clube parisiense em 2019.

As últimas temporadas de Lass Diarra
As últimas temporadas de Lass DiarraFlashscore