Ledecky domina novamente os 800 metros livres no US Open de natação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ledecky domina novamente os 800 metros livres no US Open de natação
A nadadora americana Ledecky
A nadadora americana Ledecky Profimedia
Katie Ledecky, sete vezes campeã olímpica, venceu os 800 metros livres com facilidade, na prova de abertura do Open de Natação dos Estados Unidos, em Greensboro, Carolina do Norte.

Ledecky, três vezes medalhista olímpica de ouro e atual campeã mundial dos 800 metros livres, registou um tempo de 8 minutos e 15,91 segundos para vencer a prova com uma vantagem de quase 15 segundos.

O tempo, no entanto, ficou a mais de 11 segundos do seu próprio recorde mundial, estabelecido em 2016, e a quase dois segundos do tempo obtido no US Open do ano passado.

A competição é um ponto de partida para Ledecky, de 26 anos, enquanto se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, onde espera tornar-se a primeira mulher a ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas numa única prova.

Os testes da equipa olímpica dos EUA realizar-se-ão em Indianápolis, de 15 a 23 de junho de 2024.

A também atleta olímpica Paige Madden, da Universidade do Arizona, treinada por Bob Bowman, antigo treinador de Michael Phelps, terminou em segundo lugar com 8:29.91.

Jillian Cox, uma texana de 19 anos que terminou em sexto lugar no Campeonato Mundial de Fukuoka em julho, foi a terceira.

Ledecky voltará à piscina esta quinta-feira para as eliminatórias dos 400 metros livres.

Nos 800 metros livres masculinos, a desistência do campeão mundial Ahmed Hafnaoui, da Tunísia, deixou o campeão olímpico de Tóquio, Bobby Finke, como favorito, mas este acabou surpreendentemente fora do pódio.

Charlie Clark veio de trás para vencer David Johnston com um tempo de 7:50.49, enquanto Ilia Sibirtsev, com 7:54.36, ficou com o terceiro lugar de Finke.

A competição decorre até sábado e contará com uma série de estrelas internacionais a competir ao lado de atletas olímpicos dos EUA.

A sensação canadiana Summer McIntosh, 17 anos, quatro vezes campeã mundial, desafiará Ledecky nos 400 metros livres.