Mais

Leões com pouca margem na luta por lugares de acesso à Champions

Sporting ainda não subiu acima do quarto lugar esta época
Sporting ainda não subiu acima do quarto lugar esta épocaLUSA

Com cinco pontos de atraso para os lugares de acesso à Liga dos Campeões, o Sporting chega ao clássico frente ao FC Porto, da 20.ª jornada da Liga Portugal, com pouca margem de manobra.

Na luta por uma das três primeiras posições, que permitem o acesso direto à fase de grupos da milionária Champions (dois primeiros) ou à presença nas pré-eliminatórias (terceiro), um triunfo frente ao atual campeão nacional é vital para os leões, que já sofreram cinco derrotas na I Liga e perderam o influente Pedro Porro no mercado de inverno.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O Sporting está no quarto lugar, com 38 pontos, a cinco do Sporting de Braga, a sete do FC Porto e a 15 do líder Benfica, equipa que tem mais um jogo disputado.

Esta é a quarta vez nas últimas 10 temporadas que o Sporting chega fora do pódio da I Liga à 19.ª jornada, depois de ter sido nono em 2012/13, quarto em 2018/19 e quinto em 2019/20.

Nestes casos, apenas por uma vez conseguiram recuperar para um dos lugares do pódio, em 2018/19, terminando em terceiro. Esta temporada, o Sporting, até ao momento, ainda não subiu acima do quarto lugar.

Acompanhe o relato áudio através do site e da aplicação
Acompanhe o relato áudio através do site e da aplicaçãoFlashscore

A irregularidade tem sido uma constante no grupo orientado por Rúben Amorim, que arrancou a época com apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos do campeonato, frente ao Rio Ave (3-0), tendo empatado em Braga 3-3, perdido na visita ao campeão FC Porto (3-0) e na receção ao Desportivo de Chaves (2-0).

Os transmontanos foram os únicos a roubarem pontos no Estádio José Alvalade, onde os leões venceram os outros oito jogos para a Liga. Já nos jogos fora, os resultados têm sido bem diferentes.

Além de serem batidos na visita ao FC Porto, os verde e brancos foram também derrotados nos recintos de Boavista (2-1), Arouca (1-0) e Marítimo (1-0), tendo empatado no terreno do Benfica (2-2).

Esta época, os leões ainda não venceram mais de três jogos seguidos no campeonato, o que pode acontecer caso vençam ao FC Porto, depois das vitórias recentes frente a Vizela, Sporting de Braga e Rio Ave.

Juntando o empate com o Benfica, na 16.ª jornada, esta é já a melhor série do Sporting no campeonato, com quatro jogos seguidos sem derrotas.

Entre as jornadas oito e 10, o Sporting bateu Gil Vicente, Santa Clara e Casa Pia, mas foi derrotado a seguir pelo Arouca. Depois voltou a vencer três jogos entre a ronda 12 e 14 – Vitória de Guimarães, Famalicão e Paços de Ferreira – mas voltou a cair, desta vez na Madeira.

Se no campeonato a época não tem sido feliz, o mesmo aconteceu nas restantes competições, com o Sporting a sair logo na terceira eliminatória da Taça de Portugal, derrotado pelo Varzim, da Liga 3, enquanto na Taça da Liga os leões conseguiram chegar até à final, mas foram batidos pelo FC Porto por 2-0, em jogo disputado há menos de duas semanas.

Também nas competições europeias o conjunto de Rúben Amorim foi capaz do melhor e do pior. Arrancou a fase de grupos da Liga dos Campeões com vitórias na visita ao Eintracht Frankfurt (3-0) e na receção ao Tottenham (2-0), mas depois não venceu nenhum dos restantes quatro jogos e terminou o grupo em terceiro, apenas à frente dos franceses do Marselha, caindo para a Liga Europa.

O clássico da 20.ª jornada da I Liga entre o Sporting e o FC Porto está agendado para domingo, pelas 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.