Mais

Léon Marchand regressa ao ritmo do costume antes de regressar a Paris

Léon Marchand em Singapura em agosto de 2025
Léon Marchand em Singapura em agosto de 2025OLI SCARFF/AFP

Dois meses após as suas proezas no Campeonato do Mundo de Singapura, Léon Marchand está de volta à ação a partir de sexta-feira na Taça do Mundo em piscina pequena de Carmel (EUA), ponto de partida da sua época que culminará no Campeonato da Europa de Paris no próximo verão.

Deixámos o tetracampeão olímpico em Singapura, no início de agosto, coroado com dois novos títulos mundiais (200 e 400 metros medley) e um recorde mundial estratosférico na distância mais curta (1min 52seg 69). Foi mais um verão de ouro para o homem de Toulouse, um ano após o seu triunfo nos Jogos de Paris.

O francês não tinha participado em competições desde então, à exceção de um torneio de segunda categoria no México, no final de setembro. "O México foi mais por diversão, apenas para ter uma primeira pequena competição como às vezes fazemos no início da temporada", disse à AFP Nicolas Castel, o treinador de Marchand desde a sua estreia e que continua a apoiá-lo ao lado do americano Bob Bowman.

O nadador de 23 anos regressa assim à água este fim de semana, depois de ter retomado os treinos em Austin, no Texas, no final de agosto.

As coisas a sério começam em Carmel, Indiana, com a primeira etapa da Taça do Mundo em piscina pequena, de sexta-feira a domingo.

"Voltar ao ritmo das coisas"

"No ano passado, os Jogos Olímpicos tiraram-lhe um pouco de energia. Agora, está a pensar nos Campeonatos da Europa, este verão, e depois, lentamente, em 2028. Por isso, a carga e o volume de treino são diferentes em relação à época passada", explica o treinador.

"Diria que provavelmente lhe vai faltar um pouco de velocidade, ritmo e frescura", prevê. "Mas, por outro lado, ele será capaz de fazer várias corridas, então veremos". Para o seu regresso, o nadador de 23 anos deverá alinhar em quatro ou cinco provas.

Este regresso "vai permitir-nos avaliar a nossa situação", diz Castel. "Permite-nos também voltar ao ritmo das competições, o que significa voltar ao nosso ritmo de natação, aos nossos bons hábitos e boas práticas, e estabelecer um novo ponto de partida para o resto da época".

"Além disso, é uma natação curta e uma natação curta no início da temporada ainda é um pouco divertida".

Reencontro parisiense

O ponto alto da época para Marchand será o Campeonato da Europa (10-16 de agosto), que se realizará em Paris, a casa das suas façanhas olímpicas.

Para chegar lá nas melhores condições possíveis e aproveitar ao máximo o seu reencontro com o público francês, o francês espera melhorar o seu jogo ao longo da época, que será marcada por novos desafios.

"Este ano, ele quer explorar novas provas", explica Nicolas Castel, mencionando em particular os 200 e 400 metros livres e "porque não um pouco de costas". "Num campeonato europeu, ele pode dar-se a esse luxo. Pode alargar um pouco o seu programa e experimentar coisas novas".

"Ir a outras provas dá-lhe uma nova motivação e também novas áreas de melhoria. Se ele se divertir e conseguir ter um bom desempenho, isso pode ser ótimo!".

Ao contrário do ano passado na Ásia, Marchand não vai competir nas duas próximas etapas da Taça do Mundo. Depois do encontro em Carmel, a sua próxima competição deverá ser o Open dos Estados Unidos, no início de dezembro, na sua casa em Austin. De acordo com o seu treinador, não está previsto disputar o Campeonato da Europa de pista curta, previsto para o final do ano na Polónia.


Menções