Mais

Liga dos Campeões Asiática: Al Ahli tomba Al Hilal, de JJ e Rúben Neves, a caminho da final (1-3)

Galeno assistiu para o primeiro golo da partida
Galeno assistiu para o primeiro golo da partidaAFP
Galeno foi uma das figuras no triunfo por 1-3 do Al Ahli sobre o Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, nas meias-finais da Liga dos Campeões Asiática. No meio de muitas incidências - uma expulsão, um penálti falhado e um golo anulado -, Roberto Firmino, Ivan Toney e Feras marcaram para os vencedores, enquanto Al Dawsary reduziu. A final será disputada com o vencedor do duelo entre o Al Nassr, de Otávio e Ronaldo, e os japoneses do Kawasaki Frontale, agendado para quarta-feira (17:30).

Recorde aqui as incidências do encontro

Sem poder contar com o lesionado João Cancelo - que falha o resto da época e deve regressar a tempo do Mundial de Clubes -, Jorge Jesus lançou Rúben Neves e o ex-Benfica Marcos Leonardo no onze. Do outro lado neste embate saudita, o Al Ahli contou com o ex-FC Porto Galeno, que viria a ser decisivo nos instantes iniciais.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Começou a todo o gás este embate entre o segundo e quarto classificados da Liga saudita e a ausência do lateral direito português foi prontamente explorada pela turma de Matthias Jaissle. Aos nove minutos, Ibañez descobriu Galeno completamente sozinho sobre o flanco esquerdo, o brasileiro correu até à linha final para fazer um cruzamento atrasado para o compatriota Roberto Firmino inaugurar o marcador na pequena área.

Com a vantagem, o Al Ahli continuou a dominar a partida, aproveitando os muitos erros coletivos na retaguarda do Al Hilal e também de Koulibaly, que somava más decisões umas atrás das outras. Bono ainda brilhou ao travar um remate cruzado de Kessié, mas pouco depois Riyad Mahrez lançou um passe açúcarado que isolou Ivan Toney, o antigo avançado do Brentford fintou o guarda-redes e empurrou para a baliza deserta, fazendo o 0-2, aos 29 minutos.

Rúben Neves ainda tentou lançar uma tentativa de recuperação com um grande passe para a área, mas Marcos Leonardo tentou servir Mitrovic e a defesa adversária, no meio de muita confusão, conseguiu afastar o perigo. A resiliência do atual campeão saudita veio ao de cima perto do intervalo, quando Salem Al Dawsari fez uma tabela com Milinkovic-Savic e, já dentro de área, disparou para reduzir distâncias, aos 42'. Logo a seguir, Malcom falhou de forma escandalosa o empate e o duelo foi para o intervalo. 

Apesar da injeção de moral nos balneários, a segunda parte não começou da melhor forma para a equipa de Jorge Jesus. Ivan Toney viu o bis ser anulado por fora de jogo no início da jogada e o técnico mexeu aos 59' para lançar Kaio César. No entanto, a noite desastrada de Koulibaly ganhou um novo capítulo quando, no mesmo minuto, o defesa viu o segundo cartão amarelo. Pouco depois, o antigo avançado do Vitória SC foi substituído com menos de 10 minutos em campo e não escondeu a frustração

Completamente por cima do jogo, o Al Ahli ia desperdiçando hipóteses para dilatar a vantagem e resolver a eliminatória: Roberto Firmino rematou de trivela ao poste e, na recarga, Mahrez voltou a acertar no mesmo ferro. Minutos depois, Galeno fez tudo bem dentro de área antes de rematar cruzado... ao mesmo poste. Numa avalanche ofensiva, o argelino foi derrubado dentro de área e ganhou uma grande penalidade, mas Bono segurou a cobrança displicente de Kessié.

Já em tempo de descontos, Mahrez e companhia continuaram a desperdiçar ocasiões até que Feras Al Buraikan, acabado de entrar, ficou com um ressalto nos pés dentro da grande área e bateu um imponente Bono para selar o resultado final e a passagem para a final da Liga dos Campeões Asiática.