Arco tenta fazer Portugal regressar ao programa de saltos para a água em Jogos Olímpicos, e a mudança, depois de anos a viver em Edmonton, no Canadá, com a família, permitir-lhe-á ser treinada por uma figura histórica da modalidade, segundo explicou esta segunda-feira em declarações à Federação Portuguesa de Natação.
“Em agosto vou mudar-me para Knoxville, no Tennessee, para treinar com a Jane Figueiredo na universidade. Como surgiu esta hipótese? No campeonato de Europa júnior deste verão, recebi uma mensagem no Instagram, da Jane. (...) Nunca tinha planeado ir estudar aos Estados Unidos, mas quando ouvimos a oferta da Jane, a oportunidade de treinar com uma treinadora olímpica com ligações a Portugal... só tinha de aceitar”, contou.
Figueiredo representou Portugal em Los Angeles-1984, surgindo listada como Joana Figueiredo, e a natural do Zimbabué, filha de pai português e mãe britânica, tornou-se nas últimas décadas uma das melhores treinadoras de saltos do mundo, com vários campeões olímpicos sob a sua alçada, incluindo o astro da disciplina Tom Daley.
Fragoeiro Arco, de resto, já representou Portugal em Europeus e Mundiais, tendo sido vice-campeã da Europa júnior em 2023, na plataforma de 10 metros, e procura chegar a Los Angeles-2028, 44 anos depois da nova treinadora.
“Estes próximos anos até aos Jogos Olímpicos vão ser de muito trabalho. Até brinquei com a minha família dizendo-lhes que só terei férias depois de 2028. Mas poder trabalhar com uma treinadora experiente, que sabe o que é necessário para ter sucesso, vai ser uma grande diferença, uma experiência para a qual estou pronta e muito entusiasmada”, assumiu.
