Mais

Mack Horton, antigo campeão olímpico, termina carreira seis meses antes dos Jogos Olímpicos

Antigo campeão olímpico perde o desejo meio ano antes dos Jogos Olímpicos
Antigo campeão olímpico perde o desejo meio ano antes dos Jogos OlímpicosAFP
Os Jogos Olímpicos de Paris, a realizar este verão, não contarão com um dos atletas mais conhecidos da natação.

No domingo, o antigo campeão olímpico Mack Horton, o australiano Mack Horton, de 27 anos, perdeu o apetite e decidiu pôr termo à sua carreira.

Além da sua medalha de ouro nos 400 metros livres no Rio, há oito anos, é conhecido pela sua luta contra o doping.

"Eu teria adorado nadar em Paris, mas a fome não estava lá", assumiu.

"Sou o tipo de pessoa que dá sempre tudo e não estou interessado em estar apenas lá, por isso é a altura certa para me afastar", disse Mack Horton em comunicado.

Quando o australiano conquistou o ouro olímpico em 2016, relegou o chinês Sun Yang para o segundo lugar. Horton também acusou Yang de fazer batota com doping, o que se tornou um caso importante três anos depois, nos Campeonatos do Mundo na Coreia do Sul.

Depois de Yang ter ganho o ouro à frente de Horton, no Campeonato do Mundo de 2019, o australiano recusou-se a apertar a mão e a subir ao pódio das medalhas ao lado do chinês.

Sun Yang foi duas vezes atingido por suspensões relacionadas com o doping na sua carreira.

Em 2014, recebeu uma infração por doping de curta duração, por ter utilizado uma substância que se tinha tornado ilegal alguns meses antes.

No final de 2019, o atleta chinês foi condenado a uma proibição de oito anos, devido a problemas de cooperação relacionados com um controlo antidoping no ano anterior.

A sentença foi objeto de recurso para o Tribunal Internacional de Arbitragem do Desporto (CAS) e reduzida para pouco mais de quatro anos.