Mais

Magda Linette termina a época: "Tenho o direito de estar cansada"

Magda Linette acabou a temporada
Magda Linette acabou a temporadaPaul Bonser/SPP / Shutterstock Editorial / Profimedia

Uma série de seis derrotas não é certamente o melhor culminar de uma campanha difícil, mas é nesta altura que a melhor tenista polaca diz "stop". "A minha lição para as próximas semanas é ser capaz de dizer a mim própria: agora vou descansar. E fazê-lo sem me sentir culpada. Será que vai resultar?"

Na segunda-feira, Magda Linette (56.ª WTA) perdeu o seu jogo da primeira ronda em Ningbo para a favorita Belinda Bencic (14.ª WTA). Apesar de ter podido contar com o seu serviço e de ter mostrado a sua garra em vários jogos, não teve hipóteses contra a suíça. Este jogo foi a sexta derrota consecutiva no outono e - ao que parece - a última desta época.

A poznaniana anunciou esta quarta-feira, através de um post no Instagram, que este é o fim da época 2025. "E é tudo. Estou a terminar e a colocar mais uma temporada na minha memória", escreveu na introdução.

"Ultimamente tem-se falado muito sobre intensidade, sobre o calendário, sobre pressão. Mas estou cada vez mais a tentar pensar também na gratidão. Para tratar cada partida, cada voo, cada jogo não apenas como um dever, mas como um privilégio", escreveu a jogadora, que também encerrou sua participação no calendário WTA há um ano, no evento de Ningbo. A época de 2025 não foi a mais bem sucedida para ela. Em 45 jogos, ganhou 21, os outros 24 jogos de singulares foram derrotas.

Não ganhou nenhum título individual durante a temporada, mas houve muitos pontos brilhantes. Entre eles, a vitória sobre Coco Gauff (3.ª WTA) a caminho dos quartos de final em Miami ou a chegada às meias-finais em relva em Nottingham. Haverá certamente muito para recordar, com o site da WTA a indicar que a polaca arrecadou 1 117 722 dólares em prémios de torneios na época passada (cerca de 4,09 milhões atualmente).

"Todos os anos percebo cada vez mais que força nem sempre significa ritmo. Que tenho o direito de estar cansada. A minha lição para as próximas semanas - ser capaz de dizer a mim própria: "Vou descansar agora". E fazê-lo sem me sentir culpada. Vai resultar? Vou para casa. Para as pessoas que me lembram de quem sou quando não estou a segurar uma raquete na mão. Porque só então posso voltar a ter saudades do campo, da competição, de tudo o que há de mais belo neste desporto".