Mais

Mais de um mês depois, está de volta a Liga: Rio Ave e Marítimo dão pontapé de saída

Aderlan Santos decidiu o jogo da Taça da Liga com um golo aos 90 minutos
Aderlan Santos decidiu o jogo da Taça da Liga com um golo aos 90 minutosLUSA
Portugal é a primeira das seis principais ligas europeias e a arrancar o campeonato após a pausa para o Mundial-2022. Inglaterra regressa no dia 26 de dezembro, França a 28, Espanha a 29, Itália no dia 4 de janeiro e Alemanha só no dia 20 de janeiro de 2023.

Está de regresso a Liga. Esta sexta-feira (20:15 horas), Rio Ave e Marítimo dão o pontapé de saída na 14.ª jornada e fazem de Portugal a primeira das seis principais ligas europeias a retomar o campeonato após a inédita paragem para a realização do Campeonato do Mundo.

E o primeiro duelo após a pausa apresenta duas equipas em estados de espírito diferentes e que se defrontaram há menos de um mês. Na primeira ronda do Grupo B da Taça da Liga, os vila-condenses levaram a melhor na Madeira (1-0) frente a um Marítimo que somou por derrotas todas as partidas na competição e não conseguiu marcar qualquer golo.

De resto, em relação ao Marítimo que recebeu esse Rio Ave a 1 de dezembro existe uma mudança significativa. João Henriques não conseguiu inverter o mau momento insular e foi rendido no comando técnico por José Gomes. O português de 52 anos está de regresso à Madeira e vai querer fazer um melhor arranque do a na primeira passagem, em 2019/20, quando perdeu na visita ao Benfica (0-4), de forma a iniciar aqui uma sequência que permita aos madeirenses sair do 17.º, e penúltimo, lugar da classificação.

Por sua vez, o Rio Ave de Luís Freire, chega a esta partida na 10.ª posição da Liga e moralizado após uma campanha na Taça da Liga em que ficou no segundo lugar, apenas atrás do Sporting. Neste arranque de Liga vão tentar inverter a tendência de derrota que marcou as últimas duas visitas do Marítimo a Vila do Conde.