Mais

Manchester City recebeu mais de 5 milhões de euros da UEFA

Aleksander Ceferin, Presidente da UEFA, durante uma conferência de imprensa
Aleksander Ceferin, Presidente da UEFA, durante uma conferência de imprensaZorana Jevtic / Reuters
O Manchester City, da Premier League, recebeu cerca de 5,17 milhões de euros, o maior prémio atribuído a qualquer clube da UEFA, no âmbito do Programa de Benefícios dos Clubes do organismo que rege o futebol europeu, destinado a incentivar a participação dos jogadores nas selecções nacionais.

Um recorde de 233 milhões de euros foi distribuído a 901 clubes de todas as 55 federações membros para libertar jogadores para as competições de equipas nacionais: a Liga das Nações  2020/21 e 2022/23, a qualificação para Campeonato da Europa e o Euro-2024.

O Real Madrid, de Espanha, recebeu 4,79 milhões de euros, enquanto o Inter de Milão, da Serie A, recebeu 4,65 milhões de euros.

Os clubes receberam uma parte igual por jogador dispensado em cada jogo de qualificação para a Liga das Nações da UEFA e para o Europeu, bem como um montante fixo por jogador e por dia durante o torneio final.

Os clubes de toda a pirâmide do futebol beneficiaram, com uma equipa do 10.º escalão - o Yorkshire Amateur de Inglaterra - a receber 7.300 euros.

"É fantástico ver clubes de todas as dimensões e níveis, em toda a pirâmide do futebol, a receberem recompensas financeiras pelo seu papel vital no desenvolvimento de jogadores que contribuem para o sucesso das nossas competições de selecções nacionais - incluindo o muito bem sucedido torneio do Euro-2024", afirmou o Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin: "Todos os sucessos das nossas competições são partilhados e este programa de benefícios é mais uma prova desse princípio... quando o futebol prospera, todos beneficiam".

O montante total para a libertação de jogadores neste ciclo foi de 100 milhões de euros, contra os 70 milhões do ciclo anterior.

O montante para a cedência de jogadores para o Campeonato da Europa também aumentou, de 130 milhões para 140 milhões de euros, com fundos destinados a 196 clubes de 29 federações membros da UEFA.

Confira os valores recebidos pelos clubes portugueses