Mais

Marítimo empata em Vila do Conde com o Rio Ave (1-1) na estreia de José Gomes

Hernâni perante a pressão de Moreno e André Vidigal
Hernâni perante a pressão de Moreno e André VidigalLUSA
O Marítimo, na estreia de José Gomes no comando técnico, empatou em Vila do Conde, com o Rio Ave, no arranque da 14.ª jornada do campeonato. Os madeirenses inauguraram o marcador, com um golaço de André Vidigal aos 37 minutos, mas Aderllan Santos, ainda antes do intervalo (45+5'), fez o golo do empate. Numa segunda parte com os vila-condenses por cima, o Rio Ave ainda marcou o golo da vitória, aos 90+7', mas o lance de Leonardo Ruiz foi anulado pelo VAR por fora de jogo.

Luís Freire manteve apenas cinco jogadores em relação ao jogo com o Farense, da Taça da Liga (Pantalon, Aderllan, Fábio Ronaldo, Costinha e Aziz), enquanto José Gomes, na estreia, mudou apenas dois elementos em relação ao onze que tinha sido goleado pelo Sporting (0-5), com Mosquera e Pablo Moreno nos lugares de Paulinho e Matheus Costa, mas alterou o esquema tático, atuando num 4x3x3.

Onzes iniciais de Rio Ave e Marítimo
Onzes iniciais de Rio Ave e MarítimoFlashscore

Recorde as incidências da partida

O Rio Ave entrou com tudo e, em dois minutos, com Hernâni em evidência, esteve perto de inaugurar o marcador: aos 3' o extremo recuperou a bola na área e tentou assistir Boateng e as 4' tentou um golo de bandeira, picando a bola por cima de Vítor Costa e atirando cruzado, com a bola a rasar o poste da baliza madeirense.

O Marítimo assentou o seu jogo, foi equilibrando a partida e aos 17 minutos Xadas ficou pertíssimo de mais um golaço em Vila do Conde: o pontapé de meia distância, em zona frontal, embateu na barra da baliza do Rio Ave.

Aos 21 minutos, depois de Aderllan ter cabeceado ao lado após canto de Hernâni, novamente Xadas a criar perigo, após cruzamento de André Vidigal, com remate ao lado, a mesma direção que levou o tiro de Moreno, aos 24'.

A boa reação madeirense ficou estabelecida no marcador aos 37 minutos, quando André Vidigal, tal como tinha acontecido com Hernâni e Xadas, tentou um golaço. A diferença é que... conseguiu: canto a favor dos madeirenses, alívio da defesa vila-condense e o avançado a dominar, a levantar por cima de um adversário e, sem deixar a bola cair, a atirar para o 1-0.

O Rio Ave, porém, reagiu de imediato e, depois de aos 44 minutos Miguel Silva ter negado o empate a Guga, Aderlann Santos empatou mesmo a partida antes do intervalo, já cinco minutos para lá dos 45' regulamentares (e dos dois concedidos pelo árbitro Gustavo Correia), dando o melhor seguimento, de cabeça, ao canto de Guga.

A segunda parte começou como terminou a primeira, ou seja, com oportunidades dos dois lados. O Rio Ave deu o primeiro aviso, logo aos 49', com Fábio Ronaldo a ganhar nas costas de Winck e a rematar para mais uma bela defesa de Miguel Silva. Aos 53' respondeu o Marítimo, com Liza, num pontapé acrobático, a rematar ligeiramente ao lado.

Pouco depois da hora de jogo chegaram as substituições e, pelo meio, mais uma tentativa vila-condense, com remate de Baeza para defesa de Miguel Silva, aos 68 minutos.

O Rio Ave, de resto, esteve por cima durante a segunda parte, apesar das escassas oportunidades para chegar ao golo da vitória, exceção feita ao remate de João Ferreira, aos 89', ao lado.

Sete minutos para lá dos 90', porém, o Rio Ave marcou mesmo, numa enorme festa que seria anulada pelo videoárbitro. Após falta completamente desnecessária de Edgar Costa sobre Guga, a meio-campo, quando os insulares já jogavam com uma linha de cinco defesas, o mesmo Guga, que já tinha batido o canto para o 1-1, marcou o livre, Boateng desviou de cabeça e Leonardo Ruiz, de pé esquerdo, fez o 2-1, mas o lance seria anulado por fora de jogo do avançado colombiano.

Rio Ave é sétimo, Marítimo mantém-se em penúltimo
Rio Ave é sétimo, Marítimo mantém-se em penúltimoFlashcore

Com este resultado o Marítimo mantém o penúltimo lugar mas agora com sete pontos, menos dois que o Gil Vicente, que tem menos um jogo, enquanto o Rio Ave se junta ao lote de equipas (Portimonense, Chaves e Arouca) com 19 pontos, no 7.º lugar, mas com mais uma partida disputada.

Homem do jogo Flashscore: Guga (Rio Ave)

Estatísticas finais do Rio Ave-Marítimo
Estatísticas finais do Rio Ave-MarítimoFlashscore