Mais

Marítimo - Santa Clara: duelo insular à procura da salvação

Madeirenses e açorianos procuram fugir aos últimos lugares
Madeirenses e açorianos procuram fugir aos últimos lugaresMarítimo/Opta by Stats Perform
Um verdadeiro duelo de aflitos e um jogo que pode decidir o futuro de Santa Clara e Marítimo. Os açorianos estão em lugar de "play-out" e a apenas dois pontos dos madeirenses e a três do último classificado, o Paços de Ferreira. Como um mal nunca vem só, o Estoril Praia, primeira equipa acima da linha de água, está já a sete pontos.

Assim, parece que resta a estas três equipas em zona de despromoção lutar pelo lugar que dê acesso ao play-out frente ao terceiro classificado da Segunda Liga no final da temporada, mantendo uma réstia de esperança para se manter no campeonato cimeiro nacional.

Os madeirenses não vencem há quatro partidas e os sete pontos conseguidos em janeiro parecem já uma memória distante do que aparentava ser a recuperação do clube do Funchal. Com 36 pontos ainda em disputa, é necessário que José Gomes motive os seus jogadores de forma a conseguir ultrapassar o Santa Clara na tabela.

Já Jorge Simão pode ter um empate nos últimos cinco jogos, mas vive com o peso de ainda não ter nenhuma vitória desde que chegou ao Açores. Os últimos três pontos do Santa Clara num jogo foram no último jogo antes da pausa para o Mundial do Catar, a 14 de novembro (3-1).

Jogadores a observar: o médio ofensivo Xadas é dos jogadores mais influentes no plantel do Marítimo e o golo na passada jornada pode ajudar a elevar os índices de confiança para um jogo que pode ser encarado como uma final para ambas as equipas. Na defesa do Santa Clara estará Nanu, lateral que vai defrontar o seu antigo clube e que chegou no mercado de inverno aos Açores para reforçar uma debilitada zona defensiva.

Estatística: Nos últimos dez jogos entre as duas equipas apenas houve dois empates e ambos terminaram com o mesmo resultado (2-2).