Mais

Mathieu van der Poel iguala o recorde de títulos mundiais de ciclocross em Liévin

O imbatível Mathieu van der Poel
O imbatível Mathieu van der PoelJASPER JACOBS / BELGA MAG / Belga via AFP
Intocável, Mathieu van der Poel dominou a corrida masculina dos campeonatos do mundo de ciclocross em Liévin, igualando o recorde de títulos de Erik De Vlaeminck.

Como habitualmente, foi a corrida de elite masculina, a prova mais importante, que encerrou o Campeonato do Mundo de ciclocrosse em Liévin. Com apenas uma pergunta: quem pode vencer Mathieu van der Poel?  Favorito absoluto, o neerlandês procurava o sétimo título mundial para igualar o recordista Erik De Vlaeminck. Ninguém se poderia intrometer no seu caminho, nem mesmo o seu melhor inimigo Wout Van Aert.

E a resposta chegou assim que ele arrancou. Sem vontade de esperar, VDP rapidamente assumiu o controlo da corrida. E ninguém foi capaz de se aguentar. No final da primeira volta, a decisão parecia estar tomada e a superioridade do neerlandês era claramente indiscutível. Assim, as atenções centram-se na corrida para o pódio.

Formou-se um grupo com Joris Niewenhuis, Thibau Nys, Emiel Verstrynge, Laurens Sweeck e o vencedor da Taça do Mundo Michael Vanthourenhout. Wout Van Aert teve um mau arranque e foi subindo gradualmente até ao grupo perseguidor, antes de apanhar todos desprevenidos e cair para o segundo lugar, com Niewenhuis durante algum tempo , mas a uma distância respeitável do seu grande rival.

As posições mantiveram-se fixas: vitória da VDP à frente de Van Aert e de Thibau Nys, que recuperou bem no final da corrida para o seu primeiro pódio mundial na categoria sénior. Mas o herói do dia não foi outro senão Mathieu van der Poel, agora sete vezes campeão do mundo e recordista do número de títulos, mais uma marca na sua lenda.