Milão-Cortina: Jasmine Paolini leva a chama olímpica para Itália

Jasmine Paolini
Jasmine PaoliniARTUR WIDAK / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

A cerimónia de entrega terá lugar em Atenas a 4 de dezembro. A estafeta helénica, que durou nove dias, terminará com o acender do caldeirão olímpico pela jogadora de polo aquático grega, Elena Xenaki, acompanhada pelas colegas da seleção nacional.

Jasmine Paolini será a Embaixadora de Milão-Cortina 2026 encarregue de acompanhar a Chama Olímpica desde a Grécia Antiga até Itália. Atualmente oitava do ranking WTA e medalha de ouro em pares nos Jogos de Paris-2024, Paolini estará no centro dos momentos que marcarão a passagem da Chama do país berço dos Jogos para aquele que acolherá a edição de inverno: a 4 de dezembro será portadora da tocha em Atenas, durante a Cerimónia de Entrega, juntamente com o campeão olímpico de ciclismo Filippo Ganna, e acompanhará depois a chama até Roma.

A cerimónia de entrega da chama a Itália terá lugar no Estádio Panathinaiko às 11:00 (hora de Atenas) na próxima quinta-feira, 4 de dezembro. Paolini participará na última etapa da estafeta grega, acompanhada por Ganna, protagonista de feitos notáveis: ouro na perseguição por equipas em pista em Tóquio 2020 e duas medalhas em Paris-2024 (prata no contrarrelógio de estrada e bronze na perseguição por equipas).

A estafeta helénica, que se prolongou por nove dias, terminará com o acender do caldeirão olímpico pela jogadora de polo aquático grega, Elena Xenaki, juntamente com as colegas da seleção. Seguir-se-á a passagem oficial da tocha pelo presidente do Comité Olímpico Helénico, Isidoros Kouvelos, a Giovanni Malagò, presidente da Fundação Milão-Cortina 2026.

A Chama chegará a Itália a bordo de um voo da ITA Airways, com aterragem prevista para as 17:00 no aeroporto 'Leonardo da Vinci' de Roma Fiumicino.