Moreno deixa comando técnico do Vitória de Guimarães

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Moreno deixa comando técnico do Vitória de Guimarães

Atualizado
Moreno anunciou a decisão no final do jogo com o Estrela da Amadora
Moreno anunciou a decisão no final do jogo com o Estrela da AmadoraLUSA
Treinador anunciou no final do jogo com o Estrela da Amadora, que o Vitória de Guimarães venceu por 1-0 na jornada inaugural da Liga Portugal. Segundo o técnico, a decisão é apenas sua e tem por base o afastamento precoce das competições europeias.

O técnico compareceu na conferência ao lado do presidente vitoriano para anunciar a sua decisão e justificá-la.

"A responsabilidade profissional com que aceitou o convite que o presidente me fez o ano atrás - e quando aceitei foi uma emoção -, essa mesma responsabilidade faz-me perceber que o ciclo do Moreno fecha-se aqui. As razões são muito claras, a desilusão do jogo de quinta-feira (com o Celje, na pré-eliminatória da Liga Conferência Europa), não é uma vitória ou três no campeonato que a apagam", disse.

"Como responsável que sou, conhecendo o clube tão bem como o conheço, não é bom estes inícios de época existir o clima de desconfiança que existia. Os vitorianos gostam de sentir adrenalina, o Vitória é um clube especial, único, mas é quando se consegue juntar as duas coisas: a força de uma bancada com vitórias. Foi o que não conseguimos na quinta-feira, é uma derrota que deixa marcas. A responsabilidade faz-me perceber que, neste momento, o melhor para todos, essencialmente para o clube, o ciclo do Moreno se feche", continuou.

O técnico revelou ainda que vai entrar um sucessor "com ideias novas, comunicação e carismas diferentes, que vai dar muito mais adrenalina ao clube". Mostrando-se "grato" pela oportunidade dada na época passada, vincou que a decisão é sua e pediu para não haver especulação.

Ladeado pelo presidente vitoriano, Moreno agradeceu o apoio que teve desde que assumiu o comando técnico da equipa.

Por sua vez, o presidente António Miguel Cardoso aproveitou para agradecer o trabalho desenvolvido por “Moreno e toda a equipa técnica”.

Entendo o desgaste. Respeitamos a decisão. Ele teve coragem, fez crescer jovens e ajudou-nos na realização financeira. Lamento esta decisão inesperada. Respeitamos. Temos de entender a decisão. É um grande vitoriano e um grande homem”, concluiu.

Moreno, de 41 anos, assumiu a equipa vimaranense em julho do ano passado, substituindo no cargo Pepa, levando a equipa de Guimarães ao sexto lugar da edição anterior do campeonato e ao consequente apuramento para as rondas preliminares da Liga Conferência Europa.

O Vitória acabaria por ser eliminado na segunda pré-eliminatória daquela competição europeia, vencendo a primeira mão diante do Celje, por 4-3, e perdendo por 1-0, em casa, no segundo jogo, em que os eslovenos se impuseram no desempate por grandes penalidades.

O técnico, antigo jogador do emblema vimaranense, comandou a equipa em 47 partidas, já depois de também a ter orientado, de forma interina, por duas vezes em 2020/21.

A formação minhota entrou hoje a vencer na Liga Portugal, por 1-0, no reduto do Estrela da Amadora, com um golo de Jota Silva, aos 24 minutos.