Mais

Morreu Alan Green, co-fundador da marca Quiksilver

Foto ilustrativa
Foto ilustrativaGABRIEL BOUYS/AFP
O australiano Alan Green, co-fundador da icónica marca Quiksilver, que patrocinou alguns dos maiores surfistas do mundo, morreu aos 77 anos, informou a empresa na quinta-feira.

"Lamento confirmar a morte de Alan Green, o fundador da Quiksilver", declarou à AFP uma porta-voz do grupo Boardriders, proprietário da Quiksilver. Morreu de cancro na sua casa em Torquay, na Austrália, segundo a imprensa australiana.

Foi também nesta pequena cidade costeira a sudoeste de Melbourne que Green fundou a Quiksilver em 1969 com outro surfista, John Law. Um dos produtos que inventaram foi o boardshort, um par de calções de banho concebidos para surfistas com botões de pressão e fechos de velcro.

Nos anos 80, a marca instalou a sua sede em Saint-Jean-de-Luz, na costa basca de França, que se tornou um dos bastiões do surf, com 100.000 surfistas a visitarem o litoral da região todos os verões, segundo o poder local.

Ao mesmo tempo, organiza numerosas etapas do circuito profissional, incluindo várias edições do Quiksilver Pro na costa de Landes, e apoia os surfistas mais conhecidos, a começar pela lenda Kelly Slater. A sua parceria de 23 anos, que começou no início dos anos 90, foi pontuada por um recorde de 11 títulos de campeão mundial.

"Adoro-te, Greeny. Eras único, um grande amigo e mentor de tantos. Nunca te esquecerei", disse o surfista americano na sua conta do Instagram.

A morte de Alan Green ocorre sete anos depois de Pierre Agnès, ex-campeão francês de surf que se tornou chefe da Boardriders, ter morrido no mar aos 54 anos.

A Quiksilver, tal como as outras marcas da Boardriders (Billabong, Roxy, DC Shoes, Element, RVCA), pertence ao grupo norte-americano Authentic Brands desde 2023, mas as suas operações na Europa Ocidental ficaram sob o controlo do grupo bretão de pronto-a-vestir Beaumanoir (Cache Cache, Bréal, Bonobo, Morgan, Caroll, Sarenza, La Halle) no ano passado.


Menções