Mais

Cadillac em destaque: recorde e liderança nos treinos das 24 Horas de Le Mans

Norman Nato para a Cadillac em destaque
Norman Nato para a Cadillac em destaqueFREDERIC LE FLOC H / Frédéric Le Floc’h / DPPI via AFP
A Cadillac dominou os treinos de qualificação para as 24 Horas de Le Mans na categoria rainha dos hipercarros, terminando à frente da BMW.

O Cadillac #12, pilotado pelo francês Norman Nato e pelos britânicos Will Stevens e Alex Lynn, foi o mais rápido nos treinos de qualificação para as 24 Horas de Le Mans, batendo o BMW #15 e o Ferrari #51 na categoria rainha dos Hypercars.

Com uma volta em 3m22,847s, Alex Lynn garantiu à equipa o novo recorde da pista para um Hypercar - categoria introduzida em 2021 - superando em 135 milésimos o tempo anterior, estabelecido pela Ferrari em 2023.

No final das sessões de qualificação, os 15 Hypercars mais rápidos garantiram presença na Hyperpole, marcada para esta quinta-feira, onde será decidida a ordem das primeiras posições da grelha de partida.

Os dois Peugeot 9X8 falharam o apuramento, terminando em 18.º e 19.º entre os 21 inscritos da categoria.

"Sabemos que temos um défice em termos de ritmo de corrida, de acordo com o regulamento das 24 Horas de Le Mans de 2025", admitiu o chefe de equipa francês, referindo-se ao BoP (Balance of Performance), o sistema que visa equilibrar o desempenho entre os protótipos.

Assim, os Peugeot já conhecem as suas posições de partida para a corrida de sábado, às 16:00, tal como o Toyota #7 — um dos favoritos — que falhou o top 15 e partirá da 16.ª posição.

Na estreia da Aston Martin na classe Hypercar, os dois Valkyrie terminaram em 16.º e 21.º, mas beneficiaram dos contratempos do Porsche #6, inicialmente quarto classificado, mas desclassificado por irregularidades no peso do protótipo. A marca alemã partirá do último lugar da categoria.

O Aston Martin #009 fechou a qualificação no 15.º lugar e conseguiu o acesso à Hyperpole.

Também o Ferrari #50 - vencedor da edição de 2023 - e os dois protótipos Alpine garantiram a qualificação para a luta pela pole position.

Mais cedo, na primeira sessão de treinos livres, o Cadillac #38, conduzido pelo francês Sébastien Bourdais, foi o mais rápido. Já na sessão da tarde, o protótipo americano terminou em 5.º.