Mais

Fórmula 1: Lando Norris vence em Abu Dhabi e a McLaren faz a festa

Lando Norris festeja a sua vitória ao sair do seu carro.
Lando Norris festeja a sua vitória ao sair do seu carro.ANDREJ ISAKOVIC/AFP
A última corrida da temporada de Fórmula 1 teve lugar em Abu Dhabi na tarde de domingo. No final da corrida, Lando Norris deu à McLaren a vitória no Campeonato de Construtores.

A Ferrari e a McLaren estavam a competir pelo título de construtores. Na melhor posição durante todo o fim de semana, a equipa britânica acabou por se impor graças a uma bela vitória final de Lando Norris. Carlos Sainz e Charles Leclerc completaram o pódio, mas não conseguiram reduzir a diferença na classificação.

Uma confusão entre Max Verstappen e Oscar Piastri levou a um acidente na primeira curva. Entretanto, Norris e Sainz seguiram em frente. Atrás deles, Pierre Gasly aproveita para passar para a terceira posição.

Leclerc também beneficiou do caos para subir da 19.ª para a 8.ª posição.

Um safety car virtual é ativado e Sergio Pérez também é imobilizado. No final, o mexicano teve de deitar a toalha ao chão. Piastri arranca da 19.ª posição, enquanto o neerlandês parte da 11.ª.

Extremamente agressivos, os outros pilotos partem a toda a velocidade para disputar um pouco mais a corrida. George Russell é o melhor exemplo, colocando Gasly sob grande pressão. Mas o francês aguenta-se. Leclerc também continuou a perseguir seus rivais, passando Kevin Magnussen, depois Fernando Alonso e Nico Hülkenberg. Verstappen seguiu o exemplo três voltas depois, ultrapassando o dinamarquês apesar da sua penalização de 10 segundos.

Na frente, Norris mantém uma vantagem de 3 segundos sobre Sainz. Gasly continua a manter Russell à frente até parar na 14.ª volta. Com um bom ritmo, Leclerc persegue o piloto da Mercedes. De facto, o monegasco permanece em pista até à 21.ª volta para tentar ultrapassar o britânico (que sai em 8.º).

Depois, continua o seu esforço e persegue os seus rivais para subir no pelotão. Passa Gasly. E apesar de Piastri também estar atrás, a sua penalização de 10 segundos não é uma ameaça para o piloto da Ferrari.

Sainz regressa às boxes na 26.ª volta, seguido por Norris e Russell.

Na grelha, Leclerc e Gasly continuam a subir na ordem. Na volta 35, ele chega ao pódio.

Mais tarde, Lewis Hamilton também volta a entrar no jogo, ocupando o quinto lugar. No entanto, a distância que o separava do seu companheiro de equipa, em 4º lugar, era demasiado grande para ser coberta.

No final, o pódio foi composto por Norris, Sainz e Leclerc.