Mais

Lando Norris já pensa em 2025: "Vai ser o meu ano"

Norris comemora vitória no GP de Abu Dhabi
Norris comemora vitória no GP de Abu DhabiREUTERS / Amr Alfiky
Lando Norris deu à McLaren o seu primeiro título do Campeonato do Mundo de Construtores de Fórmula 1 desde 1998 no domingo e disse que no próximo ano será a sua vez no topo.

O britânico venceu o Grande Prémio de Abu Dhabi a partir da pole position, sem contestação do início ao fim, enquanto o chefe executivo da McLaren, Zak Brown, suportou 58 voltas de agonia nervosa no muro das boxes.

"Todos vocês merecem isto. Muito obrigado a todos. Foi um ano especial", disse Lando Norris no rádio da equipa depois de cruzar a bandeira axadrezada: "O próximo ano também vai ser o meu ano.

O piloto de 25 anos desenvolveu esta ideia mais tarde, nos seus comentários antes do pódio, depois de ter dito a todos que ele e Brown iam comemorar "fazendo uma festa" com a equipa. "Queremos ganhar o campeonato de construtores, queremos ganhar o campeonato de pilotos no próximo ano", frisou: "Cometi erros este ano, mas aprendi muito, e aprendi muito com o Max (Verstappen) e com os meus concorrentes à minha volta. Por mais que eu esteja feliz agora, estou animado para começar no próximo ano."

Com o título do Campeonato do Mundo de Construtores, a McLaren passou a ocupar o segundo lugar na classificação de todos os tempos com a Williams (9), atrás da Ferrari, que tem 16. É também o seu primeiro título desde a primeira coroa de pilotos de Lewis Hamilton em 2008.

A última vez que foram a melhor equipa da Fórmula 1 foi com o finlandês Mika Hakkinen, sob o comando de Ron Dennis, noutra era, antes de Norris ou o colega de equipa Oscar Piastri terem nascido.

"Hoje foi um dia muito especial para todos nós.Hoje era nosso para perder e tenho a certeza que houve alturas em que as pessoas pensaram que não estava longe de estar perdido", disse Norris sobre uma corrida cheia de tensão nervosa depois de Piastri ter colidido com Verstappen na primeira curva.

O australiano viu-se então no fundo do pelotão antes de lutar para regressar ao 10-º lugar.

"Por um minuto o meu coração disse: 'Oh meu Deus, não parece tão provável'", disse Norris: "Mas se mantivesse a cabeça baixa e me concentrasse, sabia que podia fazer o que tinha de fazerMas o facto de termos vencido um campeonato pela primeira vez em 26 anos não é o mais importante, nem se pensaria nisso quando se dissesse o nome McLarenPara mim e para o Oscar, é algo de que estamos incrivelmente orgulhosos. E dar isso à equipa colocou o maior sorriso possível na cara de todos."

Brown, que liderou a equipa durante os momentos mais difíceis da pandemia, quando as finanças da McLaren estavam em perigo, roeu as unhas e abraçou toda a gente quando a McLaren venceu a Ferrari por 14 pontos.

"Foram as piores duas horas da minha vida, de longe", disse o americano:. "Eu estava preocupado com tudo, e ele pilotou de forma impecável".