Mais

MotoGP: Marc Márquez conquista terceira pole consecutiva no Grande Prémio das Américas

Marc Marquez, da Ducati Lenovo Team, durante os treinos para o Grande Prémio das Américas
Marc Marquez, da Ducati Lenovo Team, durante os treinos para o Grande Prémio das AméricasJerome Miron-Imagn Images
Marc Márquez estabeleceu o tempo mais rápido na qualificação do Grande Prémio das Américas, este sábado, com o piloto da Ducati e líder do campeonato de MotoGP a conquistar a sua terceira pole position consecutiva da época.

Marc Márquez, com um recorde de sete vitórias no Circuito das Américas, estabeleceu a volta mais rápida na segunda sessão de treinos, mas o seu irmão Alex, da Gresini Racing, assumiu brevemente a liderança a pouco mais de um minuto do final da sessão.

Marc sofreu uma queda nos treinos com a pista molhada na sexta-feira, mas num dia de sol em Austin, o hexacampeão de MotoGP recuperou a pole com um tempo de dois minutos e 1,088 segundos para manter o seu registo perfeito esta época.

"Foi a primeira vez que coloquei um pneu traseiro novo com o composto macio. A mota mudou um pouco e tive um movimento que não esperava, um pouco agressivo demais (para lidar)," disse Marc.

"Sou rápido, mas agora preciso de tentar andar um pouco mais suave. Acho que consigo, mas vamos ver no sprint se conseguimos ter a mesma sensação", acrescentou.

Fabio Di Giannantonio, da VR46 Racing, foi o segundo mais rápido, mas a sua volta com bandeiras amarelas foi inicialmente cancelada antes de ser reposta, empurrando Alex para terceiro.

"Vi que a minha volta foi anulada, fiquei muito zangado. Depois voltei a ver que tinha voltado a aparecer e fiquei muito contente", disse Di Giannantonio.

"A equipa merece, estamos a trabalhar tão bem desde o inverno. Por isso, tudo graças a eles e à Ducati, a mota é fantástica", acrescentou.

Pedro Acosta, da Red Bull KTM, vai largar em quarto lugar na grelha de partida e na segunda linha vai ter a companhia do companheiro de equipa de Di Giannantonio, Franco Morbidelli, enquanto o duas vezes campeão Francesco Bagnaia ficou desapontado por terminar apenas em sexto.