Mais

Fórmula 1: Lando Norris conquista a vitória na Austrália

Lando Norris em Melbourne.
Lando Norris em Melbourne.SAEED KHAN/AFP
Na manhã deste domingo, os pilotos de Fórmula 1 entraram na pista de Albert Park para disputar o primeiro Grande Prémio da temporada. Mas numa pista molhada, as coisas não foram fáceis.

Numa corrida em que ter ritmo não era fácil, os McLarens eram os únicos no ritmo. Lando Norris manteve a calma, apesar da pressão de Max Verstappen. George Russell também terminou no pódio.

Pista encharcada e incidentes

O início da corrida foi atrasado quando Isack Hadjar se despistou na volta de formação. Assim que a corrida começou, Max Verstappen conseguiu passar entre Lando Norris e Oscar Piastri. Mas o Grande Prémio foi rapidamente abrandado pela derrapagem do Alpine de Jack Doohan e pela saída de Carlos Sainz na última curva.

O safety car aparece então na pista. Com a pista molhada e a temperatura exterior mais fria do que a dos pneus, os pilotos têm de estar muito atentos a partir do final da sétima volta.

O DRS foi autorizado a partir da volta 12. À vontade, Verstappen continuou a pressionar o líder. Atrás dele, no entanto, George Russell e Leclerc abrandam e aumentam a distância para os seus rivais na frente.

No entanto, na volta 17, o neerlandês cai com a chuva. Piastri aproveita para recuperar a sua posição. O australiano tem uma longa vantagem sobre o seu rival (15 segundos).

Chuva e estratégia

Mais tarde, na volta 25, Lewis Hamilton tenta levar a melhor sobre Alex Albon. O tailandês, no entanto, resistiu. Verstappen continua a perder terreno.

Como as McLarens eram os únicos carros com um grande ritmo, Piastri voltou aos calcanhares de Norris (30.ª volta). No entanto, o piloto local perde gradualmente terreno para o seu companheiro de equipa (2,7 segundos, 33.ª volta).

Mas a corrida toma um novo rumo quando Fernando Alonso se retira (34.ª volta). Hamilton aproveitou para regressar às boxes, tal como os líderes. No entanto, os pilotos continuaram a deslizar muito, mesmo sob as condições do safety car.

Após o recomeço na volta 41, os carros estavam agora lado a lado. A chuva redobra de intensidade e, contra todas as expectativas, Piastri sai na volta 45. O pânico apoderou-se do paddock e da grelha sob um novo safety car. Vários carros optaram por trocar os pneus. Verstappen aproveitou a situação para assumir a liderança, com Hamilton e Tsunoda a seguirem-se no meio do caos. Pierre Gasly também ocupa o quarto lugar, antes de ultrapassar o seu antigo companheiro de equipa (volta 46).

Um final inesperado para o

Tudo mudou novamente quando a chuva se tornou ainda mais forte. Liam Lawson também saiu da pista. Um novo safety car foi colocado em ação. Os Ferraris beneficiam assim de uma nova mudança de pneus. Norris tinha aproveitado o caos para retomar a liderança pouco antes. Verstappen manteve-se em segundo.

Os carros vermelhos apostaram tudo nas últimas 5 voltas. No entanto, a aposta não compensou e eles caíram do pódio para 8.º e 10.º. Numa grande batalha na última volta, Verstappen e Norris lutaram muito. No entanto, o britânico levou a melhor.