Mais

Fórmula 1: Lando Norris saúda a "forma perfeita" de começar a época depois da pole no GP da Austrália

Lando Norris, da McLaren, era só sorrisos depois de garantir a pole no Grande Prémio da Austrália
Lando Norris, da McLaren, era só sorrisos depois de garantir a pole no Grande Prémio da AustráliaWilliam West / AFP
Lando Norris saudou a "forma perfeita" de começar o ano este sábado, depois de garantir a pole no Grande Prémio da Austrália de abertura da temporada, mas disse que estava cauteloso com a previsão de tempo húmido para a corrida.

O britânico liderou um bloqueio na primeira fila com o companheiro de equipa Oscar Piastri, enquanto a McLaren começou onde parou em 2024, quando venceu o campeonato de construtores pela primeira vez em 26 anos.

Norris tem sido apontado como o favorito ao título e era só sorrisos depois de ter passado pelo circuito de Albert Park à frente do campeão mundial Max Verstappen, em terceiro.

"Todos na McLaren fizeram um trabalho incrível para continuar de onde estávamos no final da temporada passada, para começar com um dois", disse, depois de conquistar a 10.ª pole da carreira.

"Sei que vai ser uma corrida complicada, mas hoje foi a forma perfeita de começar", acrescentou.

Embora o tempo no sábado tenha sido seco e quente, prevê-se uma mudança no domingo, com temperaturas mais baixas e chuva.

Norris disse estar confiante no seu novo carro 2025, mas acrescentou: "Também nunca corremos em piso molhado. Sabemos como o Max e a Red Bull são rápidos à chuva, por isso vamos esperar para ver. Muitas oportunidades para todos, mas também muitas coisas novas que vamos aprendendo ao longo do caminho, por isso veremos amanhã".

Questionado sobre o que esperava se a chuva se mantivesse, Norris respondeu: "Acho que estamos num bom lugar. Acho que estivemos bem no Bahrain (nos testes) e esperávamos estar muito bem aqui. Estivemos muito bem no ano passado, e isso foi com um carro muito pior. Por isso, vamos entrar com um objetivo claro, que é estar no topo, ter dois carros no topo."

Piastri disse que estava ansioso por ganhar e pronto para lutar com Norris pelo primeiro lugar, mas disse que eles não iriam fazer nada arriscado.

"Há regras claras, sabes... há literalmente regras que não podemos ultrapassar", disse.

"Ambos os carros terão sempre de permanecer na corrida e esse tipo de coisas. Mas somos ambos concorrentes. Isso é claro, ambos queremos lutar por uma vitória e lutar por vitórias. Isso é justo, mas há limites à volta do carro, um pouco mais de espaço aqui e ali, mas somos livres de correr", assumiu.