O companheiro de equipa de Hamilton na Ferrari, Leclerc, fez a melhor volta ao circuito de Albert Park em um minuto e 16,439 segundos com pneus macios, 0,124 à frente de Piastri, da McLaren.
Leclerc marcou o ritmo a 25 minutos do fim e ninguém o conseguiu apanhar, com o colega de equipa de Piastri, Lando Norris, em terceiro, à frente do surpreendente Yuki Tsunoda num RB.
O sete vezes campeão do mundo Hamilton foi quinto, numa altura em que se adapta gradualmente à vida num novo carro, depois da sua surpreendente mudança da Mercedes para a Ferrari após 12 anos.
O estreante Isack Hadjar ficou em sexto no segundo RB, à frente do campeão mundial Verstappen, que nunca pareceu confortável em seu Red Bull, registrando 10 voltas a menos que Leclerc quando ele fez o ajuste fino.
Verstappen está a perseguir uma segunda vitória na Austrália após a sua vitória em 2023 para iniciar a sua candidatura a um quinto título mundial consecutivo, um feito que apenas Michael Schumacher conseguiu. Mas ele disse na quinta-feira que a Red Bull "não era a mais rápida no momento".
A previsão parecia verdadeira, com o seu novo companheiro de equipa, Liam Lawson, que substituiu o despedido Sergio Perez, a cair para 17.º.
A Mercedes também teve dificuldades, com George Russell em 10.º e Kimi Antonelli, que substituiu Hamilton, em 16.º.
Numa tarde perfeita em Melbourne, o estreante da Sauber, Gabriel Bortoleto, liderou a saída das boxes quando as luzes ficaram verdes, mas foi Pierre Gasly, da Alpine, que estabeleceu o tempo de abertura.
Todos os pilotos começaram com pneus médios, exceto a Mercedes, que optou por pneus duros, e Norris rapidamente ultrapassou Gasly para chegar à liderança. Mas logo foi superado por Russell e depois por Carlos Sainz, da Williams, enquanto disputavam os lugares.
Os tempos continuaram a baixar, com Leclerc a ser o primeiro a ficar abaixo de 1:17, com um Ferrari 1-2 aos 20 minutos, depois de Hamilton ter surgido em segundo, antes de todos os carros terem ido para a box.
Num primeiro treino agitado, que teve duas bandeiras vermelhas, o estreante da Haas, Ollie Bearman, chocou contra as barreiras e perdeu a roda traseira direita num acidente que deixou detritos espalhados pela pista. Saiu ileso, mas o carro estava tão estragado que não compareceu no segundo treino.