A sessão igualou a melhor da temporada da Ferrari, no Mónaco, apesar de Leclerc ter sido mais de meio segundo mais lento do que o homem que conquistou a pole, Lando Norris, da McLaren. O líder do campeonato da McLaren, Oscar Piastri, vai partir em terceiro.
"É um resultado fantástico. A equipa trabalhou arduamente na fábrica para nos trazer um novo piso este fim de semana", disse o sete vezes campeão do mundo Hamilton, que se juntou à Ferrari esta época vindo da Mercedes, à televisão Sky Sports.
"A minha última volta não foi perfeita. Acho que se a tivesse terminado, teria sido segundo, por isso há muitos pontos positivos a retirar desta sessão. Além disso, acho que foi o melhor dia em termos operacionais, especialmente na qualificação. A forma como a equipa trabalhou, os tempos, a informação que recebemos em termos de tráfego e posicionamento em pista, penso que foi realmente o melhor. Foi realmente de classe mundial", indicou.
A Ferrari ainda não ganhou um Grande Prémio esta época, embora Hamilton tenha vencido uma corrida de sprint na China em março, e a pressão sobre o chefe de equipa, Fred Vasseur, tem vindo a aumentar à medida que as suas esperanças de um primeiro título desde 2008 diminuem.
Hamilton ainda não terminou acima do que o quarto lugar num Grande Prémio para a Ferrari e já leva 12 corridas sem um pódio. A equipa, vice-campeã no ano passado, está agora em terceiro lugar na classificação geral, atrás da McLaren e da Mercedes.
"Em última análise, continuamos a unir-nos e a proteger-nos uns aos outros, a bloquear todo o ruído e a manter a cabeça baixa. É uma equipa incrível. Estou a trabalhar com o Fred, estamos a trabalhar para colocar todas as peças do puzzle no lugar certo, mas passo a passo. Não pode ser feito de uma só vez. Temos de continuar a trabalhar, mas estou muito contente com os progressos que estamos a fazer", disse Hamilton.