Mais

Fórmula 1: Piastri e Norris (McLaren) "livres para correr" apesar do acidente no Canadá

Oscar Piastri está feliz por seguir em frente depois do choque no Canadá
Oscar Piastri está feliz por seguir em frente depois do choque no CanadáCLIVE ROSE / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Os pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris, estão livres para continuar a competir como sempre, apesar do acidente no Grande Prémio do Canadá, disse Piastri, líder do campeonato do mundo, na quinta-feira.

O australiano de 24 anos disse que a dupla tinha esclarecido as coisas e estava pronta para continuar a competir sob as "regras" da equipa.

"Obviamente, o que aconteceu no Canadá não foi o ideal", disse Piastri à imprensa antes do Grande Prémio da Áustria deste fim de semana: "Mas ainda estamos livres para correr, ainda lutando por um campeonato cada, então vamos continuar correndo e garantir que, obviamente, não entremos em contacto novamente".

Acrescentou que tinham "falado honestamente sobre o assunto antes mesmo de regressarmos à equipa" em Montreal: "O Lando levantou as mãos e pediu desculpa, por isso está tudo bem e estou ansioso por voltar às corridas".

Ele disse sentir que a orientação da McLaren de "deixá-los correr, mas com responsabilidade" era a "abordagem correta" com dois pilotos competindo pelo título mundial.

"É obviamente um problema difícil de resolver, mas, de certa forma, é bom tê-lo", disse: "O mais importante é que as coisas sejam justas em todos os aspectos possíveis. Obviamente, há certas situações que nem sempre vão ser completamente justas, quer se trate de estratégia, porque só há uma box ou outras coisas, mas acho que isso é o mais importante para nós os dois. E, obviamente, a primeira regra, independentemente de estar escrita ou não, é que os dois carros da mesma equipa não batam, por isso é o mais importante. O que fizemos bem este ano, antes do Canadá, foi reconhecer que é uma possibilidade. Penso que lidámos muito bem com isso no Canadá e desde o Canadá."

Piastri vai para a 11.ª corrida de domingo numa temporada de 24 corridas com uma vantagem de 22 pontos sobre Norris e mais 24 sobre o terceiro, o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull. O australiano não acha que a vantagem era suficientemente grande para começar a considerar a introdução de ordens de equipa para apoiar a sua candidatura ao título.

"Eu só quero - e todos nós queremos - ter uma oportunidade justa, pois estamos a tentar ganhar os dois campeonatos, mas, especialmente no campeonato de pilotos, porque, em última análise, só pode ser um de nós. E penso que a situação tem de mudar radicalmente para começarmos a ter essas conversas. Neste momento, estão muito longe. Tudo o que posso pedir é uma oportunidade justa para tentar ganhar o campeonato e é isso que eu também quero. Portanto, não, não estou disposto a entrar nessas conversações."

Os dois chocaram no Canadá enquanto lutavam pelo quarto lugar, quando Norris avaliou mal uma tentativa de ultrapassagem e bateu no carro do seu colega de equipa. Piastri continuou a terminar em quarto lugar, enquanto Norris foi forçado a retirar-se.

Norris esteve envolvido numa colisão com Verstappen ao tentar ultrapassá-lo durante o Grande Prémio da Áustria do ano passado e chega a Spielberg a precisar de um fim de semana sem problemas e de um resultado que aumente a confiança.