Mais

Fórmula 1: Chefe da McLaren aponta pormenores para decidir luta entre Norris e Piastri

Oscar Piastri e Lando Norris durante o Grande Prémio da Bélgica
Oscar Piastri e Lando Norris durante o Grande Prémio da BélgicaManon Cruz / Reuters

O chefe da McLaren, Andrea Stella, diz que os companheiros de equipa Oscar Piastri e Lando Norris estão a correr como campeões e que o título de Fórmula 1 será provavelmente decidido por pequenas margens e brilhantismo individual.

A dupla está separada por 16 pontos numa disputa entre dois pilotos, com o australiano Piastri a liderar a sexta dobradinha da McLaren da temporada na Bélgica, no domingo, e a conquistar a sua sexta vitória da campanha. Max Verstappen, da Red Bull, é o terceiro, mas está a 81 pontos de distância, com as suas esperanças de conquistar o quinto título consecutivo a desaparecerem rapidamente.

Faltam 11 jornadas e a rivalidade interna será o principal foco, com a McLaren prestes a manter a coroa dos construtores com facilidade, já que agora tem 268 pontos de vantagem sobre a segunda colocada Ferrari.

Norris venceu na Grã-Bretanha depois de Piastri ter sido penalizado por travar de forma errática atrás do safety car, mas o australiano triunfou em Spa ao ultrapassar em slipstream a partir do segundo lugar da grelha.

"Há muito, muito pouco entre os nossos dois pilotos e isso deve-se ao facto de os dois pilotos estarem a correr a um nível muito, muito elevado", disse Stella aos jornalistas. "Penso que a diferença será feita pela exatidão, pela precisão, pela qualidade da execução", acrescentou o italiano, que trabalhou com campeões na Ferrari e disse que Piastri e Norris estavam ambos a operar a esse nível.

Em Spa, a formação regular da grelha foi substituída por uma partida rolante em condições de chuva, após quatro voltas atrás do safety car, com Norris a descobrir que a pole position não era uma vantagem real quando a corrida começou.

Piastri descobriu o mesmo durante o sprint de sábado, quando Verstappen venceu a partir do segundo lugar da grelha, depois de ter assumido a liderança na primeira volta.

“Vimos em Silverstone que um problema, um problema desportivo para o Oscar, durante o reinício do safety car e a consequente penalização custou-lhe a corrida”, disse Stella: “Aqui vimos que, de alguma forma relacionada com as caraterísticas do circuito, teria sido muito difícil para Lando manter a posição, partindo em primeiro no reinício do safety car.”

Stella descartou um problema de bateria que parecia ser um problema inicialmente, dizendo que uma ligeira anomalia ocorreu em ambos os carros e Norris não deveria ter ficado em pior situação.

Teria sido sempre muito difícil para Lando manter a posição ao partir em primeiro no reinício do safety car, mas ao mesmo tempo penso que Lando não se ajudou ao não ter uma grande diferença..., disse: "Portanto, acho que a execução é o que vai fazer a principal diferença."

Piastri não ficou insatisfeito depois de se qualificar em segundo, observando que Spa era provavelmente o melhor lugar para não ter a melhor volta e já planeando a sua próxima manobra.

"A manobra na Eau Rouge, eu sabia que seria de longe a minha melhor oportunidade para tentar vencer a corrida. Já estava a pensar nisso há algum tempo, por assim dizer", disse o australiano.