Mais

Warwick, antigo piloto de F1, suspenso como comissário de bordo do GP do Canadá

Derek Wawrick no Grande Prémio do Canadá de 2024
Derek Wawrick no Grande Prémio do Canadá de 2024XPB Images, XPB Images Ltd / Alamy / Profimedia
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) suspendeu o antigo piloto Derek Warwick do cargo de comissário de bordo do Grande Prémio do Canadá por ter feito comentários não autorizados sobre os atuais pilotos.

A FIA não especificou o que o britânico de 70 anos, que correu entre 1981 e 1993, tinha dito, mas os meios de comunicação social afirmaram que Warwick tinha sido citado por uma plataforma de apostas a falar sobre o Grande Prémio de Espanha.

O atual campeão da Red Bull, Max Verstappen, recebeu três pontos de penalização em Espanha por uma colisão a 1 de junho com George Russell, da Mercedes, uma sanção que deixou o piloto a um ponto de ser banido.

"Na sequência de recentes comentários não autorizados nos meios de comunicação social, a FIA tomou a decisão de suspender Derek Warwick das suas funções de comissário de pista para o Grande Prémio do Canadá deste fim de semana", afirmou o organismo em comunicado.

"Ele será substituído por Enrique Bernoldi, que irá exercer as suas funções a partir do centro de operações remoto em Genebra durante o resto do evento".

"Após discussão, Derek reconhece que os seus comentários foram imprudentes no seu papel de comissário de pista da FIA e pediu desculpa. Derek retomará as suas funções como comissário de pista no próximo Grande Prémio da Áustria".

Warwick é o segundo comissário de pista a ser suspenso este ano por comentários não autorizados, tendo o seu compatriota Johnny Herbert sofrido o mesmo destino em janeiro, porque o seu trabalho como comentador nos meios de comunicação social foi declarado incompatível com a função.