Mais

Fórmula 1: Piastri faz a pole para o GP da China, Hamilton acaba em quinto

Piastri reina na qualificação de Xangai
Piastri reina na qualificação de XangaiJADE GAO/AFP
Os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz não conseguiram qualificar-se para a Q3 e terão dificuldades em marcar pontos; Oscar Piastri dominou no sábado e será o favorito à vitória.

Q1

O grande nome da sessão foi, sem dúvida, Lewis Hamilton. Depois de um início algo dececionante na Austrália, a nova contratação da Ferrari estabeleceu o tempo mais rápido para o sprint, uma corrida que venceu nas primeiras horas da manhã para dar o tom para um início emocionante do fim de semana.

Havia poucas dúvidas sobre a passagem dos pilotos da Scuderia e de equipas como a McLaren e a Mercedes para a próxima ronda. Menos certezas havia sobre Alonso e Sainz, 10º e 17º, respetivamente. Ambos têm um panorama complexo pela frente na Ásia, embora tenham cumprido o menor dos seus objetivos.

Liam Lawson, que largará em último no domingo e ainda está anos-luz à frente do atual campeão mundial e companheiro de equipa da Red Bull, Max Verstappen, entrou na zona de eliminação e não conseguiu sair dela. O mesmo caminho foi seguido por Pierre Gasly, Ollie Bearman, Jack Doohan e Gabriel Bortoleto.

Q2

Fernando e Carlos não bateram os seus tempos anteriores, o que é sempre um mau sinal. O espanhol, que vai largar em 13º, ainda ficou ligeiramente à frente do espanhol (15º), mas o tempo de 1:31.870 foi claramente insuficiente. Resignados, ambos disseram adeus às posições mais privilegiadas da grelha.

Os McLarens, com pneus novos, deram um passo em frente e tornaram-se dominantes na Q2: Lando Norris marcou o ritmo da sessão seguinte com um brutal 1:30.7, meio segundo mais rápido que Oscar Piastri. O britânico não foi desafiado desta vez, embora tivesse de deixar algo para a ronda final.

O mau pressentimento da Aston Martin foi ainda mais acentuado com a eliminação do canadiano Lance Stroll, que também não conseguiu passar à Q3. A situação foi semelhante para Esteban Ocon, o mais próximo do top 10, e Nico Hülkenberg, logo atrás do francês.

Q3

Havia uma lista de candidatos à pole position. Há um ano, todos os olhos estariam voltados para Verstappen, mas agora a luta foi democratizada e esta nova temporada parece muito diferente, algo que já começou a ser sentido durante a segunda metade de 2024.

Se antes tinha sido Norris a tomar a iniciativa, agora foi Piastri o agitador com um fantástico tempo de 1:30.703 para estar no topo. Igualdade máxima entre os principais concorrentes, já que havia apenas um décimo entre Max - terceiro - e Leclerc - sexto -.

Oscar Oscar impôs-se como líder com uma volta brutal que lhe garantiu a cobiçada vitória, enquanto a grande surpresa veio de Russell, que parecia estar num plano secundário e terminou em segundo. Lando completa o pódio, seguido do atual campeão e dos dois representantes da marca italiana (Lewis e Charles, por esta ordem).