Sem necessidade de grandes riscos e com o foco colocado em levar o Toyota Hilux até à meta final, a dupla portuguesa soube aproveitar a jornada para terminar o rali com boas sensações, confirmando a evolução demonstrada ao longo da prova mais dura do calendário mundial. No final, João Ferreira concluiu o Dakar na 18.ª posição da classificação geral.
“No último dia já deu para desfrutar um pouco mais. Foi uma etapa divertida, sem pressão, e sabe sempre bem terminar o Dakar com um bom resultado. Agora o pensamento já está no Dakar 2027. Quero voltar com os mesmos objetivos deste ano: vencer. É assim que encaro todas as corridas em que participo e será assim em todas até lá. Este Dakar deu-nos muita experiência e confirmou que estamos no caminho certo”, afirmou João Ferreira, piloto oficial da Toyota Gazoo Racing South Africa, no final da prova.
Depois de uma edição intensa do Dakar Rally concluída, que abriu a temporada do FIA World Rally-Raid Championship (W2RC) 2026, o campeonato prossegue com quatro rondas adicionais distribuídas por quatro continentes, refletindo a sua ambição global.
A segunda etapa será o BP Ultimate Rally-Raid Portugal, agendado de 17 a 22 de março em território português, servindo de principal prova europeia antes da transição para a América do Sul com o Desafío Ruta 40 na Argentina de 24 a 29 de maio.
No outono, a caravana do W2RC desloca-se ao Rallye du Maroc de 28 de setembro a 3 de outubro, antes de concluir a temporada no Abu Dhabi Desert Challenge, agora marcada para 22 a 27 de novembro nos Emirados Árabes Unidos pela primeira vez como prova final do campeonato.
