Mais

Dakar-2025: Carlos Sainz capotou e as suas hipóteses na prova estão em perigo

Carlos Sainz capotou na segunda etapa do Dakar
Carlos Sainz capotou na segunda etapa do DakarValery HACHE / AFP
O Ford Raptor T1+ de Carlos Sainz sofreu um grave acidente ao quilómetro 327 da maratona de 48 horas, quando tentava transpor uma duna, ao abrir uma pista no meio do deserto.

A Etapa 2 do Rali Dakar 2025 estava destinada a ser uma das etapas mais difíceis da edição deste ano. Com quase 1000 quilómetros de etapa especial e dois dias para completar, o desafio estava à vista e as hipóteses de os pilotos terem problemas estavam a aumentar.

Infelizmente, o primeiro a sofrer um contratempo grave foi Carlos Sainz. O espanhol e o seu copiloto Lucas Cruz capotaram o carro, quando se aproximavam do quilómetro 327 da maratona. O carro ficou danificado na traseira, mas conseguiu continuar graças à ajuda do companheiro de equipa da Ford, Mitch Guthrie.

Por sorte, tanto o piloto espanhol como o seu companheiro não sofreram ferimentos e puderam arrancar de novo. No entanto, em termos de aspirações ao título, as coisas tornaram-se muito mais complicadas. O objetivo agora é chegar aos 600 quilómetros antes das 17:00, altura em que os organizadores obrigarão todos os concorrentes a parar a sua marcha até amanhã.

De qualquer forma, antes do acidente, Sainz e Cruz já tinham perdido 22 minutos para Nasser Al-Attiyah, o seu principal rival. Isto deveu-se ao facto de Carlos Sainz ter sido obrigado a abrir a pista, o que abrandou consideravelmente o seu ritmo.