Mais

Alex Albon pronuncia-se contra os dirigentes da Fórmula 1

Alex Albon está na Williams desde 2022
Alex Albon está na Williams desde 2022Reuters / Mike Segar
O piloto da Williams, Alex Albon, manifestou-se esta sexta-feira contra as alterações às regras da Fórmula 1 para este ano, que poderão implicar multas pesadas, deduções de pontos e até mesmo a proibição de participar em corridas por ter dito palavrões.

Em janeiro, a FIA publicou alterações ao código desportivo que prevêem sanções severas para os pilotos que infrinjam as regras de conduta.

A primeira infração implica agora uma multa de 40.000 euros, que aumenta para 80.000 euros no caso da segunda infração e para 120.000 euros, com suspensão de um mês e dedução de pontos no campeonato no caso da terceira infração.

Albon, um piloto sem antecedentes disciplinares de palavrões, disse aos jornalistas no lançamento do carro 2025 da sua equipa num circuito de Silverstone que as medidas eram um tema quente entre os pilotos.

"Houve definitivamente discussões sobre isso. Ainda estamos a pensar na forma como queremos definir o que vamos dizer sobre o assunto. É um assunto delicado e é claro que achamos que é correto? Claro que não", disse ele.

"Não acho que devamos ser tão rentabilizados em todos os aspetos do que fazemos. É também um desporto de pura adrenalina. Não acho que andarmos com microfones o tempo todo seja... seja o que for", acrescentou.

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, tem reprimido a linguagem ofensiva, tendo o tetracampeão mundial Max Verstappen sido punido numa conferência de imprensa no Grande Prémio de Singapura, em setembro passado.

Em novembro, os pilotos de Fórmula 1 responderam pedindo a Ben Sulayem que os tratasse como adultos e que não se importasse com a sua própria linguagem. Também pediram uma explicação para o facto de o dinheiro ter sido gasto.

Ben Sulayem disse à Reuters em dezembro que os pilotos deviam meter-se na sua vida.

O espanhol Carlos Sainz, um experiente vencedor de corridas que se transferiu da Ferrari, candidata ao título, para a Williams, que terminou em nono lugar na última temporada.

O piloto tailandês disse esperar que a sua experiência combinada possa ser uma vantagem, particularmente no início da época, quando o novo grupo de estreantes ainda se está a adaptar ao seu novo ambiente e os carros estão nas primeiras fases de desenvolvimento.

"Há definitivamente uma oportunidade de capitalizar no início. Espero que comecemos bem este ano... como alguns pilotos estão a ganhar velocidade, podemos ter bons resultados", atirou.