Mais

Andrea Stella: Norris poderia ter sido "mais sensato" na batalha de Miami com Verstappen

Lando Norris e Max Verstappen lutaram muito em Miami
Lando Norris e Max Verstappen lutaram muito em MiamiBrian Snyder / Reuters
Lando Norris devia ter esperado para avançar sobre Max Verstappen no Grande Prémio de Miami, no domingo, em vez de tentar passar imediatamente, de acordo com o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella.

Lando Norris começou na primeira fila ao lado do pole da Red Bull, Verstappen, mas foi forçado a largar pelo tetracampeão mundial na curva 2 e caiu para sexto na primeira volta.

Conseguiu recuperar o segundo lugar, atrás do colega de equipa vencedor Oscar Piastri, mas Stella sentiu que poderia ter sido melhor.

"A primeira volta, em retrospetiva, teria sido potencialmente mais sensato para Lando levantar e aceitar que ele teria ganhado a liderança mais tarde na corrida porque o carro era rápido o suficiente, mas isso é com o benefício da retrospetiva", disse Andrea Stella à Sky.

Norris e Verstappen quase se encontraram mais tarde na corrida, o que fez com que o piloto da McLaren devolvesse o lugar antes de passar o seu rival no campeonato para chegar ao segundo lugar.

Stella insistiu que devolver o lugar era a coisa certa a fazer, apenas duas semanas depois de Verstappen ter recebido uma penalização de cinco segundos quando não devolveu a liderança a Piastri, depois de ter passado para a frente por ter feito uma ultrapassagem.

"Acho que foi a coisa certa a fazer porque Lando, na nossa opinião, estava fora dos limites da pista e é preciso devolver a posição na pista", disse Stella.

"É um pouco de azar, mas temos de nos comportar e agir de forma justa. Poderia ter havido o risco de uma penalização, por isso foi a coisa certa a fazer", acrescentou.

Norris, por sua vez, criticou a abordagem de Verstappen na corrida, dizendo que ele não tinha escolha a não ser correr para evitar uma aproximação quando disputavam a liderança no início.

"O que é que eu posso dizer? Se eu não tentar, as pessoas queixam-se. Se eu tentar, as pessoas queixam-se. Portanto, não se pode ganhar. Mas é assim com o Max - é bater ou não passar. A não ser que o consigamos fazer bem e o coloquemos na posição perfeita, então podemos quase lá chegar. Mas paguei o preço por não ter feito um trabalho suficientemente bom hoje", afirmou Lando Norris.