Mais

Christian Horner nega dificuldades devido à nova diretiva da FIA: "Nada mudou no carro"

Red Bull não conseguiu passar à Q3 em Singapura
Red Bull não conseguiu passar à Q3 em SingapuraReuters
O mau desempenho da Red Bull na qualificação em Singapura não teve nada a ver com a recente decisão da FIA de endurecer as regras sobre carroçarias flexíveis, defendeu o chefe da equipa, Christian Horner, este sábado.

O líder do campeonato, Max Verstappen, numa onda de 10 vitórias consecutivas, qualificou-se apenas em 11.º lugar, enquanto o companheiro de equipa mexicano e rival mais próximo do título - embora com 145 pontos de atraso - Sergio Pérez foi o 13.º mais rápido.

A Red Bull já tinha estado numa liga própria, vencendo todos os grandes prémios desta época e 15 consecutivos desde o ano passado, mas a Ferrari e a Mercedes garantiram os lugares na primeira linha para a corrida noturna de domingo.

"É muito, muito confuso. Para ter caído a quantidade de ritmo que temos", disse Horner à Sky Sports.

"O carro não está a responder às mudanças, ouve-se a subviragem, a sobreviragem, os problemas de travagem - é como se não tivéssemos conseguido colocar o pneu na janela de trabalho certa", explicou.

"O carro que temos aqui para a qualificação é essencialmente o mesmo que tínhamos há duas semanas em Monza e uma semana antes em Zandvoort", disse Horner, quando a diretiva técnica foi mencionada pelo jornalista.

"Nada mudou no carro. Experimentámos uma nova peça aerodinâmica na sexta-feira e pensámos que podíamos reverter esse componente, por isso temos uma configuração testada e comprovada. Mas ele simplesmente não respondeu neste circuito, neste asfalto", explicou.

A diretiva, TD018, foi introduzida a partir deste fim de semana depois de o diretor técnico do organismo regulador, Tim Goss, ter visto "demasiada liberdade a ser aplicada aos detalhes de design dos componentes aerodinâmicos".

As diretivas são consultivas e, embora não façam parte dos regulamentos técnicos, são fundamentais para a forma como a FIA aplica as regras.