Mais

Família de Schumacher apresenta denúncia após entrevista falsa com inteligência artificial

Michael Schumacher não surge em público desde o acidente que sofreu em 2013
Michael Schumacher não surge em público desde o acidente que sofreu em 2013Michael Schumacher/Instagram

Segundo a ESPN, a família de Michael Schumacher apresentará uma denúncia contra a revista alemã Die Aktuelle, que publicou uma falsa entrevista do antigo piloto de Fórmula 1, realizada com recurso a inteligência artificial (IA).

A revista destacou que tinha garantido uma entrevista com Michael Schumacher, aquela que seria a primeira desde o seu acidente de esquí que lhe causou um grave traumatismo craniano em finais de 2013, numa viagem aos Alpes franceses.

Esta quarta-feira, Die Aktuelle publicou a suposta entrevista, assinalando desde logo que se tratava de um conteúdo gerado por IA. O artigo continha citações atribuídas ao antigo piloto, nas quais era evocada a sua vida familiar desde o acidente, bem como o seu estado de saúde.

A Família de Schumacher confirmou à ESPN, através de um porta-voz, a intenção de iniciar uma ação na justiça a respeito deste conteúdo.

A intimidade da lenda de Fórmula 1 é cuidadosamente protegida pelas pessoas que lhe são próximas e o hexacampeão não é visto em público desde o acidente que sofreu. Para além disso, são muito escassas as informações veiculadas sobre o seu estado de saúde.

Schumacher, que detém, a par de Lewis Hamilton, o recorde de campeonatos da modalidade, com sete troféus cada, deixou o hospital seis meses depois do incidente na neve, tendo sido colocado sob cuidados médicos na residência da sua família em Gland, na Suíça.

Por ali continuava em 2021, altura em que foi lançado um documentário que contava a sua história. "O que é privado, é provado, como sempre disse", declarou a sua esposa, Corina Schumacher.

"O Michael sempre nos protegeu e agora somos nós que o protegemos", acrescentou no conteúdo difundido pela Netflix

O filho de Michael, Mick, é atualmente piloto de reserva da Mercedes, equipa na qual o pai terminou a carreira na Fórmula 1, em outubro de 2012.