Mais

Fórmula 1: 1029 dias depois, Norris derruba Verstappen da liderança do campeonato mundial

Lando Norris, piloto da McLaren
Lando Norris, piloto da McLarenSAEED KHAN/AFP
Após o seu triunfo no início da temporada, Lando Norris está no topo da Fórmula 1. Pela primeira vez em 1029 dias, o líder do campeonato mundial não é Max Verstappen.

Lando Norris não tinha intenção de mudar a guarda na Fórmula 1. Mas depois de derrubar Max Verstappen do primeiro lugar após 1029 dias, o britânico saboreou a sua vitória contra as dúvidas persistentes. Este triunfo na turbulenta abertura da temporada em Melbourne teve um sabor "particularmente doce", disse o piloto da McLaren com um sorriso satisfeito.

Norris havia resistido à pressão com nervos de aço e, após esse primeiro golpe, o vice-campeão parece pronto para o próximo ataque à coroa do campeonato mundial de Verstappen.

Pela primeira vez desde maio de 2022, há um líder do campeonato mundial na Fórmula 1 que não se chama Verstappen - mas Norris. Embora isso seja "ótimo", não significa "nada", disse o jovem de 25 anos: "Eu não ganhei o título, então não me importo no momento".

Norris "aprendeu com os seus erros"

Mesmo que a reação de Norris tenha sido enfaticamente indiferente, esta vitória no Grande Prémio da Austrália valeu muito mais do que 25 pontos no campeonato. Norris provou que amadureceu e pode desafiar as adversidades. Quando, de repente, começou a chover novamente, o seu companheiro de equipa Oscar Piastri derrapou para fora da pista e Verstappen tentou arrancar a vitória a Norris do nada, o britânico manteve a coragem.

No passado, tinha "deitado fora corridas semelhantes", disse Norris e acrescentou com um certo orgulho: "Por isso, acho que aprendi com os meus erros". Ele já tinha estado no melhor carro em alguns momentos no ano passado, mas não foi consistente o suficiente para realmente comprometer Verstappen na Red Bull. As coisas foram diferentes em Melbourne - e isso é apenas o começo.

"Lando Norris mantém a calma e vence uma abertura de temporada maravilhosamente caótica na Austrália", escreveu o Telegraph:"Ao fazer isso, ele também respondeu a algumas perguntas sobre a sua mentalidade."

Todos na McLaren trabalharam arduamente para melhorar, disse Norris. Não só na pista, mas também em termos de comunicação e de preparação e acompanhamento das corridas - e a força da equipa também está a impressionar a concorrência.

Helmut Marko vê a necessidade de recuperar o atraso

"A McLaren é simplesmente melhor no desgaste dos pneus, já vimos isso nas corridas longas e no Bahrein", disse o consultor de desporto automóvel da Red Bull, Helmut Marko, na Sky: "É algo em que temos de trabalhar muito. Não pode ser resolvido tão rapidamente, esperamos dar um passo em frente na terceira a quinta corrida".

Como resultado, os pilotos da McLaren, Norris e Piastri, são também favoritos para o Grande Prémio da China do próximo domingo. A diferença para a McLaren "já é grande e temos que fazer um trabalho melhor", disse o chefe de automobilismo da Mercedes, Toto Wolff: "Não é um desempenho puro, mas eles conseguem realmente atacar os pneus. Se fizermos isso, então vamos conseguir".

No entanto, é demasiado cedo para sonhar com títulos, sublinhou o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella. Afinal de contas, durante muito tempo até parecia que ia haver uma dupla, mas depois de um erro de condução, a corrida acabou para Piastri - e ele só conseguiu o nono lugar. Um lembrete do que pode correr mal.

"Vamos fazer uma coisa de cada vez", disse Stella, tendo em vista o calendário completo de 24 corridas: "Foi quase perfeito para nós aqui." O facto de a McLaren ainda ver espaço para melhorias pode certamente servir de aviso à concorrência.