Mais

Fórmula 1: Antonelli penalizado após colisão com Verstappen no GP da Áustria

Antonelli e Verstappen logo após a colisão.
Antonelli e Verstappen logo após a colisão.FLORENT GOODEN / Florent Gooden / DPPI via AFP
O piloto italiano Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) recebeu uma penalização de três lugares na partida do próximo Grande Prémio depois de ter colidido com Max Verstappen (Red Bull) este domingo, durante a primeira volta do GP da Áustria.

Segundos após o arranque, o estreante travou demasiado tarde na curva 3, as rodas bloquearam e entrou em derrapagem, não conseguindo evitar a colisão com o monolugar do tetracampeão do mundo.

O neerlandês, que foi forçado a retirar-se, tal como o italiano, perdeu muito terreno na corrida pelo título mundial depois de não ter conseguido somar pontos, enquanto os dois pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, somaram 25 e 18 pontos, respetivamente, ao terminarem em primeiro e segundo lugar.

Verstappen está agora atrás do inglês e do australiano com 46 e 61 pontos, respetivamente, e viu as suas hipóteses de manter o título mundial diminuírem ainda mais.

"Tive azar, mas isso pode acontecer, ninguém faz de propósito... Foi um fim de semana azarado para a equipa, mas faltou-nos ritmo, independentemente do que aconteceu. Título? Nunca falo do campeonato porque perdemos pontos todos os fins-de-semana. Foi um golpe não marcar nenhum ponto hoje, por isso temos de analisar como podemos fazer melhor", disse Mad Max ao Canal+.

Antonelli, que está a disputar a sua primeira época na F1, admitiu o erro à imprensa e pediu desculpa.

"Não travei necessariamente demasiado tarde, mas travei a fundo porque estava atrás dos outros carros. Nessa altura, bloqueei a traseira e não consegui parar o carro. (...) Por isso, o carro ganhou velocidade e o acidente foi inevitável", explicou o piloto de 18 anos.

"Foi um grande erro. Lamento muito pela equipa e pelo Max (Verstappen), claro, porque ele era apenas um espetador", acrescentou.

A sanção contra o italiano será aplicada na próxima corrida que disputar, provavelmente no próximo domingo, no GP da Grã-Bretanha em Silverstone.