Fórmula 1: Audi apresenta o seu primeiro monolugar

Audi a apresentar o seu primeiro monolugar!
Audi a apresentar o seu primeiro monolugar!Profimedia

A Audi apresentou esta terça-feira o primeiro monolugar de Fórmula 1 da sua longa história no automobilismo, dando assim o próximo passo rumo à estreia.

Faltam 47 dias para o arranque da temporada em Melbourne, mas, desta vez, apenas foi mostrada a decoração, já que as equipas costumam manter os seus verdadeiros monolugares em segredo o máximo de tempo possível.

"Este é um momento pelo qual trabalhámos durante vários anos e é fantástico. Chegou agora o dia em que a equipa se torna visível", afirmou o diretor-geral da Audi, Gernot Dollner.

O R26 apresenta-se em titânio, preto carbono e vermelho; os anéis da Audi no aileron traseiro, na cobertura do motor e no nariz também são vermelhos.

"Fazer parte deste projeto neste momento é algo especial, enche-me de orgulho e felicidade. Mas isto está apenas a começar. Queremos alcançar sucessos, depende de nós. É por isso que estou aqui, é por isso que todos estamos aqui", comentou Nico Hulkenberg à SID.

O piloto alemão, de 38 anos, fará dupla com o brasileiro Gabriel Bortoleto, de 21. Ambos já competiram juntos na época passada pela Sauber. A equipa suíça foi adquirida pela Audi para a sua entrada na Fórmula 1. As ambições do construtor alemão são elevadas.

"Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que não se chega a equipa de topo de um dia para o outro. A partir de 2030 queremos lutar pelo título mundial", continuou Dollner.

"Aspirante" frente às equipas consolidadas

Desde a sua estreia no Grande Prémio da Austrália, a 8 de março, a Audi parte como a grande incógnita, considerando-se a si própria como "aspirante" perante o resto da grelha. "Vão existir momentos difíceis, haverá retrocessos", reconheceu Hulkenberg. "O importante é aprendermos depressa, sobretudo no início".

O construtor alemão compete desde o início com um motor próprio, o que representa um grande desafio. Embora rivais como a Mercedes e a Ferrari também tenham tido de desenvolver um novo sistema híbrido — a partir deste ano, quase metade da potência provém do motor elétrico —, ao contrário da Audi, puderam aproveitar a experiência acumulada nos últimos anos de competição.

A gestão desportiva da Audi está a cargo do antigo chefe de equipa da Ferrari, Mattia Binotto, e do ex-membro da Red Bull, Jonathan Wheatley. O monolugar é desenvolvido na histórica fábrica da Sauber em Hinwil, enquanto os motores são produzidos nas instalações da Audi em Neuburg an der Donau.