O conceituado espanhol, que abriu caminho para Lewis Hamilton na Ferrari, vai começar em 10.º na corrida de domingo, quatro lugares atrás de Albon em Albert Park.
A Williams terminou em nono lugar no campeonato de construtores do ano passado, mas espera ser a melhor das equipas do meio do pelotão. depois de ter mostrado um melhor desempenho durante os testes de pré-temporada.
Carlos Sainz, que venceu duas corridas com a Ferrari no ano passado, escolheu a Williams em vez da Sauber, que ficou em último lugar, apesar de esta equipa se ter tornado a equipa de fábrica da Audi em 2026.
"Muito feliz, muito orgulhoso de toda a equipa, da forma como conseguimos progredir durante o inverno e criar um carro que nos permite estar na Q3 pela primeira vez em muitos anos com ambos os carros. Acho que é ótimo", disse o piloto de 30 anos.
"E só pode melhorar, porque tenho muito mais potencial para desbloquear assim que perceber como extrair tempo de volta na Q3. Fui muito forte nos testes do fim de semana, mas claramente quando chegou a Q3, não sabia onde encontrar o tempo da volta, e cometi alguns erros, e agora preciso de construir isso para mim", assumiu.
Questionado sobre se o primeiro fim de semana de corrida da temporada da Williams tinha justificado a sua decisão de se juntar aos antigos campeões, Carlos Sainz disse: "Sim, sem dúvida."
"Pode ser como está destinado a ser, e agora é uma questão de trabalhar duro porque eu vejo muito potencial nesta equipa", acrescentou.
Albon destruiu o seu carro nos treinos da corrida do ano passado em Albert Park e acabou por conduzir o carro do ex-companheiro de equipa, Logan Sargeant, na qualificação e no dia da corrida, porque a equipa levou apenas um chassis para Melbourne. Terminou em 11.º e perdeu os pontos.
"Lutámos por pontos em anos anteriores, mas.... este ano parece que devemos conseguir marcar pontos em todas as corridas", disse o tailandês nascido em Inglaterra.
"Vai ser uma luta de cães com a RB (Racing Bulls) e a Alpine. Penso que todos os fins-de-semana vão ser divididos por um décimo (de segundo) e é isso. É motivador para todos nós", acrescentou.
Tendo em conta a previsão de chuva para domingo, Albon estava a preparar-se para condições complicadas, especialmente para os seis pilotos em Albert Park que começam uma época pela primeira vez.
"Ninguém conduziu com os inters (pneus intermédios) ou com os wets. Boa sorte para os estreantes", disse.
"Vamos ver, tudo pode acontecer. Espero uma corrida bastante segura, mas vai haver carnificina de certeza", anteviu.