Mais

Fórmula 1: Colapinto junta-se à Alpine como piloto de reserva

Colapinto impressionou na Williams na época passada
Colapinto impressionou na Williams na época passadaJoe Portlock / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

A equipa Alpine de Fórmula 1 aumentou a pressão sobre o estreante australiano Jack Doohan, esta quinta-feira, ao contratar o argentino Franco Colapinto (21 anos) como piloto de reserva, pronto para o substituir.

A Alpine, de propriedade da Renault, disse que o jovem de 21 anos, impressionante apesar de vários acidentes no ano passado, quando foi trazido a meio da temporada pela Williams, para substituir o americano Logan Sargeant, que abandonou a corrida, juntou-se à equipa com um contrato de vários anos.

Há meses que se especula sobre o futuro de Doohan e a probabilidade de o filho do grande piloto Mick ser trocado por Colapinto se não atingir os objetivos de desempenho.

Doohan, também com 21 anos, era o reserva da equipa antes de se estrear na corrida em Abu Dhabi, no mês passado, para substituir o piloto francês Esteban Ocon.

"Claramente, Franco está entre os melhores jovens talentos do automobilismo neste momento", disse o conselheiro executivo da Alpine, Flavio Briatore, cujas palavras também não devem ter ajudado muito na moral de Doohan.

"É justo dizer que a sua aparição na grelha da Fórmula 1 no ano passado apanhou muitos, incluindo eu, de surpresa e as suas performances têm sido muito impressionantes para um piloto estreante. Estamos de olho no nosso futuro e a sua contratação significa que temos um grande conjunto de jovens pilotos a quem podemos recorrer e com quem trabalhar no desenvolvimento da equipa para o sucesso futuro", explicou.

A equipa também tem o japonês Ryo Hirakawa, que foi anunciado na quinta-feira, e o jovem piloto estónio de F2 Paul Aron na sua lista de reserva.

A promoção de Doohan ao lugar de piloto foi anunciada em agosto, depois de confirmado o regresso do antigo chefe Briatore à equipa e de Oliver Oakes ter sido nomeado diretor, mas antes da estreia de Colapinto em Monza, a 1 de setembro

"Vamos começar o ano com Pierre (Gasly) e Jack, posso garantir isso. Depois disso, veremos à medida que a época avança", disse Briatore ao jornal francês Le Parisien no mês passado, em comentários que fizeram soar os alarmes.

O chefe da Williams, James Vowles, disse que Colapinto, que atraiu grande interesse de patrocinadores e apoio dos fãs na América Latina, merecia um lugar na F1.

"Acreditamos que este acordo com a Alpine representa a melhor hipótese de Franco garantir um lugar na corrida em 2025 ou 2026", disse o britânico.

"Estamos orgulhosos de ter devolvido a Argentina à grelha de partida da F1, queremos agradecer ao Franco por tudo o que ele trouxe à equipa e esperamos ansiosamente pelas futuras batalhas em pista", acrescentou.

A temporada de F1 começa com o Grande Prémio da Austrália, casa de Doohan, a 16 de março.