Mais

Fórmula 1: Crise na Red Bull deve levar à troca entre Lawson e Tsunoda

Liam Lawson está atualmente muito aquém das expectativas.
Liam Lawson está atualmente muito aquém das expectativas.Eric Alonso / PsnewZ / Profimedia
A Red Bull Racing quer reagir rapidamente ao dececionante início de temporada e, mais uma vez, o companheiro de equipa do tetracampeão do mundo, Max Verstappen, pode ser afetado. Durante o Grande Prémio da China, intensificaram-se os rumores de que o neozelandês Liam Lawson iria em breve perder novamente o seu lugar devido a fracas prestações.

De acordo com o portal especializado motorsport.com, isso poderia mesmo acontecer antes da próxima corrida no Japão (6 de abril).

Lawson trocaria então de lugar com o piloto japonês Yuki Tsunoda da equipa filial Racing Bulls. Os dois foram colegas de equipa na fase final da época passada. O consultor de desporto motorizado da Red Bull, Helmut Marko, pouco fez para contrariar a especulação no fim de semana.

"Não é o que esperávamos. Vamos analisá-lo com calma. Temos algumas pessoas que se recomendaram, graças a Deus estamos numa boa posição. É um desporto competitivo, em última análise é isso que conta", disse o austríaco à Sky, no sábado, sobre o desempenho de Lawson.

Haverá uma reunião na sede da equipa em Milton Keynes na próxima semana, na qual serão provavelmente discutidos os pontos fracos do carro, bem como o futuro de Lawson. "Estamos preocupados, mas não é como se estivéssemos atirado ainda a toalha ao chão", disse Marko sobre a temporada até agora.

Verstappen ainda não venceu, mas está sempre na frente e, por isso, está em segundo lugar no campeonato. Lawson, por outro lado, ainda não somou um único ponto.

O perigo do segundo lugar da Red Bull

O piloto japonês Tsunoda tem agora a oportunidade de passar para o carro mais potente mesmo a tempo da sua corrida em casa, em Suzuka. No entanto, resta saber se isso ajudará a carreira do jovem de 24 anos. Nos últimos anos, pilotos ambiciosos falharam repetidamente quando estiveram frente a frente com Verstappen. Mais recentemente, isso aconteceu com Sergio Perez, Pierre Gasly e Alex Albon.

Lawson é provavelmente "outro piloto que Max pode colocar em sua lista", disse o especialista da Sky Ralf Schumacher no fim de semana, acrescentando em relação a Tsunoda: "Eu pensaria três vezes em me colocar no carro ao lado de Verstappen".