Mais

Fórmula 1: Ecclestone aposta em Verstappen para ganhar o título na nova temporada

Bernie Ecclestone no Grande Prémio de Itália
Bernie Ecclestone no Grande Prémio de ItáliaMassimo Pinca / Reuters
O ex-superintendente da F1, Bernie Ecclestone, diz que mantém a sua aposta em Max Verstappen da Red Bull para ganhar o campeonato de Fórmula 1 este ano pelo quinto ano consecutivo.

A façanha de cinco campeonatos consecutivos só foi alcançada anteriormente por Michael Schumacher com a Ferrari de 2000 a 2004. O alemão também ganhou dois títulos com a Benetton em 1994 e 1995.

Espera-se que a época de 2025 seja mais renhida do que nunca, depois de quatro equipas e sete pilotos terem vencido corridas no ano passado.

"Estou satisfeito de muitas maneiras que ele (o campeonato) esteja aberto da maneira que está, e é bom. Ainda acho que Max vai ganhar. Não há nenhuma razão para que ele não ganhe. Se ele tiver o equipamento, obviamente não haverá discussão sobre ele. Seria definitivo. Se o carro estiver à altura, ele fará o trabalho", disse Ecclestone, 94, à Reuters por telefone da Suíça na sexta-feira.

A temporada começa na Austrália em 16 de março e a corrida em Melbourne pode ver uma mudança no topo pela primeira vez desde maio de 2022, com Verstappen liderando o campeonato por mais de 1.000 dias.

A Red Bull perdeu o título de construtores para a McLaren na época passada, mas Verstappen, o claro número um da Red Bull, terminou confortavelmente à frente do segundo classificado da McLaren, Lando Norris, na classificação.

Norris é o favorito das casas de apostas para vencer desta vez, com a Red Bull a fazer a menor quilometragem de todas as equipas nos testes do Bahrain e a parecer que tinha terreno para recuperar.

Verstappen tem um novo companheiro de equipa este ano, com o neozelandês Liam Lawson a substituir Sergio Perez, depois de a forma do mexicano ter caído a pique em 2024.

"É claro que é preciso pensar na McLaren e eu gostaria de ver a Ferrari vencer. Ele esteve lá o tempo todo, por isso dificilmente o vão trocar pelo Lewis. Não estou a dizer que o Lewis não é possível, apenas que não vão deixar de olhar por ele e esperar que o Leclerc consiga fazer o trabalho", disse Ecclestone, que achava que Charles Leclerc tinha mais hipóteses do que o novo colega de equipa e sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton.

Ecclestone disse que ficaria muito surpreendido se o substituto de Hamilton na Mercedes, o italiano Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, ganhasse uma corrida esta época.

Hamilton teve uma estreia surpreendente em 2007 com a McLaren, subindo ao pódio nas primeiras nove corridas e conquistando duas vitórias antes de terminar o ano como vice-campeão geral.