A aposta da Mercedes para substituir a lenda Lewis Hamilton não podia estar a funcionar melhor. Havia muito risco em colocar um novato ao volante daquele carro. Mas depois deste início de época, ninguém pode dizer que não foi a decisão correta. No estado da Florida, Antonelli conquistou a mini-pole ao destronar todos os grandes favoritos numa sensacional última volta, a mais rápida alguma vez vista naquele circuito.
"Foi uma qualificação muito intensa, senti-me muito bem desde esta manhã e estava muito confiante. Fiz tudo bem e estou muito feliz", disse um Antonelli nervoso, que precisou de ajuda para retirar todo o equipamento de proteção usado pelos pilotos.
"Vai ser bom começar em primeiro, vai ser diferente, mas estou ansioso por amanhã (sábado), para ver o que podemos fazer", disse o italiano, o mais jovem piloto de sempre a começar na frente da grelha, com 18 anos.
Resta saber o que Antonelli pode fazer com todos os leões atrás dele, começando com os McLarens de Piastri e Norris, e o motivado Verstappen. O seu companheiro de equipa Russell terminou três décimos atrás do prodígio.
Do lado espanhol, Fernando Alonso conseguiu o milagre de conduzir o Aston Martin até à 10.ª posição e vai tentar lutar pelos pontos num sprint que apenas distribuirá pelos oito primeiros. Carlos Sainz vai arrancar em 15.º lugar, depois de não ter conseguido registar o seu tempo na SQ2, onde ficou para trás. O seu companheiro de equipa Albon fez progressos e vai partir em oitavo.