As atualizações da Aston Martin em Imola foram verdadeiras melhorias, permitindo que o Aston Martin se qualificasse no top 10 para a corrida em Itália. Lance Stroll vai arrancar em oitavo e o piloto espanhol vai partir de quinto.
"Uma boa surpresa porque não estávamos à espera. Vimos ontem (sexta-feira) que os melhores estavam um passo à frente e esta manhã vimos que o carro estava a andar bem, e pensámos que íamos estar na Q2", disse Alonso aos microfones da DAZN.
Mas o espanhol e os seus engenheiros encontraram a fórmula certa para chegar ao quinto lugar.
"Podemos não ser o quinto mais rápido e podemos perder algumas posições no início. Quanto à qualificação, tivemos de definir os meios para confirmar que eram competitivos. Saíram um pouco melhor e isso ajudou-nos a entrar na Q3 e depois a ganhar uma posição", explicou depois de o AMR25 se ter saído muito melhor com aquele composto do que com os macios.
Agora, tem de continuar a esforçar-se e ver até onde pode ir e se pode finalmente marcar pontos esta época, quando ainda não o conseguiu fazer.
"Estou feliz e orgulhoso pela equipa, pelas melhorias que tornaram o carro mais rápido e também por pensar em coisas alternativas. Significa que todos são ativamente competitivos, apesar de os resultados não terem sido bons".