Mais

Fórmula 1: Verstappen depende de desistências dos rivais para manter vivas as esperanças do título

Max Verstappen da Red Bull no Grande Prémio do México
Max Verstappen da Red Bull no Grande Prémio do MéxicoCARL DE SOUZA / AFP

O tetracampeão Max Verstappen afirmou que terá de contar com abandonos de outros pilotos para continuar na luta pelo quinto título de Fórmula 1, depois de vencer no Grande Prémio do México este domingo.

Após ter garantido o quinto lugar na qualificação pela Red Bull, atrás do McLaren de Lando Norris, que parte da pole position e está na disputa pelo título, dos dois Ferraris e do Mercedes de George Russell, Verstappen queixou-se de um dia complicado e frustrante.

"Todas as voltas que fiz este fim de semana foram más," disse: "Tanto em stint curto como longo, nunca senti o carro no ponto certo e isso não vai mudar de repente amanhã. Não há uma verdadeira recuperação quando não há ritmo... Preciso que alguns pilotos desistam à minha frente para conseguir ultrapassar. Se soubéssemos o que está errado, mudávamos, mas infelizmente não sabemos e já tentámos de tudo. Simplesmente não está a funcionar."

"E não é por falta de esforço," acrescentou Verstappen: "Desde o início da Q1 percebi logo na primeira volta que hoje não ia correr bem."

Verstappen reduziu a diferença de 104 pontos para apenas 40 em relação ao líder do campeonato, Oscar Piastri da McLaren, desde o final de agosto, somando três vitórias e dois segundos lugares nas últimas cinco corridas.

Mas sabe que precisa de manter esta sequência quase perfeita de resultados para conseguir conquistar um inesperado, mas espetacular, quinto título este ano.