O britânico Lando Norris, já estabelecido como o favorito das casas de apostas para o título, antes de garantir a primeira pole da temporada, tem o herói local e companheiro de equipa, Oscar Piastri, ao seu lado na primeira linha para a corrida de domingo.
"Eles estão numa posição de vantagem porque podem parar o desenvolvimento agora e começar a trabalhar em 26 e é difícil ultrapassar essa diferença", disse Russell aos jornalistas no Albert Park, em Melbourne.
"Se tens uma vantagem de seis décimos no início do ano, ninguém encontra seis décimos ao longo do ano. Portanto, a McLaren está numa posição privilegiada para agora e para o futuro. Amanhã é um jogo de qualquer um, como sempre é com chuva, mas se estiver seco, espero que a diferença da McLaren provavelmente aumente no ritmo de corrida", acrescentou.
A previsão para domingo é de chuva e os McLarens têm o tetracampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, logo atrás, em terceiro lugar, embora a 0,485 segundos da pole, com Russell em quarto e sexto lugares.
"Não estou à espera de milagres, mas acho que está tudo bem", disse Verstappen sobre o ritmo de corrida de longo prazo do seu carro.
"Não está no mesmo nível (da McLaren), mas vou dar o meu melhor e ver o que acontece amanhã", acrescentou o neerlandês.
Piastri e Norris disseram estar surpresos que a Ferrari não tenha sido mais rápida, com Charles Leclerc a qualificar-se em sétimo e Lewis Hamilton em oitavo.
"Ao entrar na qualificação, esperávamos que a Ferrari fosse o nosso maior desafio", disse Piastri.
"Talvez tenhamos tirado mais sacos de areia do que todos os outros. Não sei. Fiquei agradavelmente surpreendido com o ritmo que tivemos na qualificação. Obviamente, a manchete agora provavelmente será 'A McLaren é de longe a mais rápida', mas acho que isso vai mudar muito nas próximas corridas. Vai ser uma boa luta. Espero que a Ferrari seja rápida e competitiva ao longo do ano", acrescentou.